O que é a identidade do sujeito?

Índice

O que é a identidade do sujeito?

O que é a identidade do sujeito?

Segundo Hall (2006), a identidade é objeto da interação entre o indivíduo e a sociedade e que o sujeito tem sua essência interior, no entanto é a partir da relação com diversos mundos culturais que sua identidade se estabelece.

O que é a identidade do indivíduo?

Segundo Ting-Toomey (1998), a identidade pessoal refere-se ao modo como o indivíduo define suas características próprias, seu autoconceito, geralmente comparando-se com outros indivíduos. ... Assim, a maneira pela qual alguém é definido por outros influencia sua auto-identidade em algum grau.

O que é a fragmentação do sujeito?

A partir do século XX, o sujeito sofre uma fragmentação definitiva. ... Esse processo produz o sujeito pós-moderno conceptualizado como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente.

Qual a diferença entre sujeito e identidade?

21) afirma que o sujeito possui múltiplas identidades: identidades contraditórias que se cruzam e se deslocam mutuamente. Sendo que a identidade muda a depender da forma como o sujeito é interpelado ou representado, “a identificação não é automática, mas pode ser ganhada ou perdida” (HALL, 2006, p. 75).

O que se entende por identidade do lugar?

(1983), identidade de lugar é uma subestrutura da identidade profunda da pessoa e é constituída por cognições sobre o mundo físico, relativas à variedade e complexidade dos lugares nos quais ela vive e satisfaz suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e culturais.

Como se constituem as identidades?

As identidades se constituem, ainda, como resultado de uma relação de força entre as representações impostas pelos que detém o poder de classificar e de nomear e a definição, de aceitação ou de resistência, que cada comunidade produz de si mesma (CHARTIER, 1991).

Como construir uma identidade?

CONSIDERAÇÕES FINAIS Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.

Por que o sujeito está na origem dos seus dizeres?

Sendo assim, o sujeito não está na origem dos seus dizeres, porque não há o sentido original, os sentidos são históricos; logo, são sempre atravessados por outras vozes que os constituem. Temos um sujeito que constrói sua identidade num movimento social, descontínuo, marcado por rupturas, fragmentações e deslocamentos.

Como se processa o sentimento de identidade?

Assim Oliveira (1996) indica que o sentimento de identidade se processa nos planos sexual, social, profissional, entre outros, a partir de identificações. No plano social, os valores culturais se formam através de normas, hábitos, leis e preconceitos e são fatores determinantes na construção da identidade. 2. CONTEÚDO

Postagens relacionadas: