O que é um Mapa de risco e como é feito?

Índice

O que é um Mapa de risco e como é feito?

O que é um Mapa de risco e como é feito?

O Mapa de Riscos é uma representação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. É representado graficamente através de cores e círculos em tamanhos diferentes de acordo com a planta do ambiente analisado. Este local pode ser completo ou setorial.

Como deve ser o Mapa de risco?

Onde deve ser colocado o Mapa de Risco? Após ser discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco deve ser colocado no local analisado, deve ser escolhido uma posição em que ele fique bem visível no ambiente.

Quais são as 3 intensidades de risco representadas em um Mapa de risco?

riscos químicos — gases; riscos biológicos — fungos, vírus e parasitas; riscos ergonômicos — levantamento de peso, ritmo de trabalho e turnos; riscos de acidentes — iluminação, arranjo físico e incêndio.

Como colocá-lo no mapa de risco?

Não tenha pressa, normalmente volto várias vezes ao local, refaço o desenho várias vezes, tanto no papel quanto no computador, até que fique o mais idêntico a realidade o possível. Então chegamos à seguinte questão como analisar os riscos no ambiente de trabalho para colocá-lo no Mapa de Risco?

Qual o objetivo do mapa de riscos?

O Mapa de riscos deve ficar em local visível de preferência na entrada de cada setor para alertar as pessoas que ali trabalham ou até mesmo visitantes sobre os riscos de acidentes em cada ponto marcado com os círculos. O objetivo final do mapa é conscientizar sobre os riscos e contribuir para eliminá-los, reduzi-los ou controlá-los.

Quais tipos de risco devem ser levados em conta em um mapa de risco?

Existem 5 tipos de risco que devem ser levados em conta em um mapa de risco. Cada um deles é identificado por uma cor específica no mapa, que segue um padrão. Assim, não se corre o risco de cada mapa ser de uma cor e acontecer algum tipo de confusão, que poderia causar acidentes.

Como fazer um mapa de risco no trabalho?

Pode até parecer trabalhoso fazer um Mapa de Risco, mas essa medida é feita para servir como um aliado na luta contra os altos índices de acidente de trabalho. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no Brasil acontecem em média 700 mil casos de acidentes, fora os que não são registrados oficialmente.

Postagens relacionadas: