Qual a conjunção de se?

Índice

Qual a conjunção de se?

Qual a conjunção de se?

Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

Como dá ideia de que?

2. Conjunções Causais. Introduzem orações subordinadas que dão ideia de causa: que, porque, como, pois, visto que, já que, uma vez que. Exemplo: Não fui à aula porque choveu.

O que é uma conjunção consecutiva?

- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal. As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.

Qual conjunção pode Substituir-se?

Conjunção condicional: 1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

Como Conformativo e comparativo?

- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc. Ex: Tudo ocorreu como estava previsto. - comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal.

Quais são os usos dessa conjunção?

Acerca desses usos, é correto afirmar que: a) A primeira conjunção foi selecionada por carregar valor conclusivo; a segunda, por introduzir uma explicação. b) A conjunção "no entanto" tem valor condicional, sendo equivalente a "contanto"; já a conjunção "porque" exprime causalidade.

Quais são as conjunções concluivas?

Conjunções Conclusivas . Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.

Quais são as conjunções que expressam essa ideia?

São conjunções que exprimem a ideia de alternância, de poder de escolha, de opções. São elas: ou, ou…ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja, nem…nem, já…já, talvez…talvez. Irei à festa ou de ônibus ou de táxi. Vou falar com ele quer você queira, quer não. São conjunções que expressam a ideia de conclusão de pensamento.

Por que a conjunção não é condicional?

Ocorre, porém, que a conjunção se não é apenas condicional, como apresentada nos exemplos acima; ela também pode ser causal. Esta é bastante utilizada por nós, mas raramente a percebemos como causal.

Postagens relacionadas: