Como se constroem as narrativas de enigma de aventura?
Índice
- Como se constroem as narrativas de enigma de aventura?
- O que são narrativas de enigma?
- O que caracteriza as viagens de Gulliver como uma narrativa de aventura e ou enigma?
- Qual o objetivo das narrativas de aventura?
- Quais os elementos que caracterizam as narrativas de enigmas?
- São características das narrativas de aventura?
Como se constroem as narrativas de enigma de aventura?
A narrativa se desenvolve a partir de um crime cometido, e o leitor acompanha todos os procedimentos da investigação, por meio do olhar do narrador. Uma das características da narrativa de enigma é o fato de que a história da investigação é frequentemente contada por um amigo do detetive, no papel de narrador.
O que são narrativas de enigma?
A narrativa de enigma clássica apresenta sempre duas histórias distintas: a do crime e a da investigação. Em geral, durante o processo de investigação, relata-se a história do crime. Além um detetive perspicaz, esse gênero requer que a lógica de resolução do enigma seja perfeita, sem falhas.
O que caracteriza as viagens de Gulliver como uma narrativa de aventura e ou enigma?
- Narrativas de aventura: refere-se a histórias cujo protagonista normalmente é aventureiro e passa por uma sequência de perigos, desafios e sequências para escapar do perigo. Exemplos: Vinte Mil Léguas Submarinas, Ilha do Tesouro, As Viagens de Gulliver.
Qual o objetivo das narrativas de aventura?
Geralmente, as narrativas de aventura levam suas personagens para lugares nunca antes imaginados, permitindo que elas entrem em contato com povos e culturas diferentes.
Quais os elementos que caracterizam as narrativas de enigmas?
As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o "problema".
São características das narrativas de aventura?
As principais características de uma narrativa de aventura são: os personagens, o diálogo entre eles, sequência de fatos (tempo) (imaginários ou reais), um ambiente (espaço) onde se passam as aventuras, um clímax e um desfecho, uma solução para as aventuras presentes na história.