Quando são contados os prazos processuais?

Índice

Quando são contados os prazos processuais?

Quando são contados os prazos processuais?

Os prazos processuais são contados apenas em dias úteis, excluindo os fins de semanas e feriados. O Novo CPC fixou a contagem dos prazos apenas dias úteis, conforme disposto no art. 219. Essa determinação acaba por excluir, portanto, os sábados, os domingos, os feriados e os dias em que não houver expediente forense (art. 216, CPC/2015).

Quando começa contar o prazo processual?

Prazo processual é um período legalmente determinado para as partes realizarem ações dentro de um processo judicial. No Novo CPC, o sistema de contagem de prazos está previsto no art. 219 e começa a partir do primeiro dia útil após a publicação da intimação e inclui o dia do vencimento, sempre em dias úteis.

Como ficaram os prazos processuais na justiça trabalhista?

Também vamos abordar como ficaram os prazos processuais nos Juizados Especiais e na Justiça Trabalhista. 1. Os prazos processuais são contados apenas em dias úteis, excluindo os fins de semanas e feriados O Novo CPC fixou a contagem dos prazos apenas dias úteis, conforme disposto no art. 219.

Como se buscou a contagem de prazos no Processo Civil?

Muito se buscou que as regras de contagem de prazos no processo civil em geral e no processo do trabalho fossem iguais, ou seja, de computar apenas os dias úteis na fluência dos prazos processuais.

Qual a origem legal dos prazos?

A origem legal dos prazos, como o próprio termo sugere, está naqueles instituídos por lei [5], enquanto os prazos de origem judicial são aqueles estipulados pelo juízo (ante a inexistência de previsão legal) [6] e os convencionais são os ajustados em comum acordo pelas partes.

Postagens relacionadas: