Quais as características de uma boa ventilação para os aviários?

Índice

Quais as características de uma boa ventilação para os aviários?

Quais as características de uma boa ventilação para os aviários?

Com a ventilação natural no aviário, mediante abertura da cumeeira e aberturas laterais, o ar flui do ponto de alta pressão para o ponto de baixa pressão. Se a pressão negativa na cumeeira é maior que a pressão negativa no lado do sotavento, o ar flui desse último para a cumeeira aberta (Fig. 7).

Quais as principais vantagens produtivas da ventilação mínima no aviário?

ter mais capacidade de aquecimento, bem distribuído em todo o aviário, muitas vezes resultará em menor custo e ambiente melhor e mais uniforme para as aves. A ventilação não deve ser reduzida abaixo do mínimo necessário para manter a qualidade do ar (umidade, amônia, CO2, CO) a fim de reduzir o custo de aquecimento.

Qual a função dos exaustores na produção intensiva de aves?

A ventilação permite alterações e controle da pureza do ar, eliminando amônia, CO2 e outros gases nocivos, excesso de umidade e odores, possibilitando também, dentro de certos limites, controlar a temperatura e a umidade do ar nos aviários.

Quais são os sistemas de ventilação que são utilizados em aviários para frangos de corte?

Sistemas de Ventilação Existem duas formas de se promover artificialmente a movimentação do ar em aviários: - Sistema de pressão positiva ou pressurização - com uso de ventiladores; - Sistema de pressão negativa ou exaustão – com uso de exaustores.

Qual o objetivo principal do aviário?

Aviário construído. É uma construção simples e funcional com finalidade de alojamento das aves e que propicie conforto e bem-estar. Recomenda-se a sua construção em locais bem drenados na propriedade (fazer uma terraplanagem se for necessário, para regularização do terreno).

Qual a diferença entre ventilação positiva e negativa?

O sistema de ventilação positiva (SVP), que usa pressão positiva, é caracterizado pela indução de ar externo para dentro do galpão. ... O sistema de ventilação negativa (SVN), por sua vez, é baseado na expulsão do ar interno para o ambiente externo e é mais comum que o anterior.

Para que serve os exaustores na avicultura?

Ventilação na avicultura: Ambiente ideal auxilia desenvolvimento das aves na produção em larga escala. ... Atualmente nestes grandes aviários a solução foi criar uma renovação de ar constante, que por meio de grandes exaustores areja a cama e remove estes resíduos não quistos para fora do ambiente das aves.

O que é sistema intensivo de aves?

Sistema intensivo Esse sistema se assemelha muito com a criação industrial, onde se deve fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento das aves. Nele as aves são criadas em galpões por todo o ciclo de produção, ou seja, em confinamento total, desde um dia de vida até o dia do abate.

Quais os sistemas de criatórios avícolas?

Os melhores sistemas para criação de aves são: sistema extensivo, sistema semi-intensivo e sistema intensivo

  • Sistema extensivo. É um sistema de produção onde as aves são criadas soltas e alimentadas em regime de pastejo ou pelo fornecimento de verde picado. ...
  • Sistema semi-intensivo. ...
  • Sistema intensivo.

Qual a largura mínima do Aviário?

Este deve permitir abertura mínima de 10 % da largura do aviário, com sobreposição de telhados com afastamento de 5 % da largura do aviário ou 40 cm no mínimo (Figura 1). Deve ser equipado com sistema que permita fácil fechamento e com tela de arame nas aberturas para evitar a entrada de pássaros.

Como fechar o teto do Aviário?

Os oitões ou paredes das extremidades do aviário devem ser fechados até o teto. Para climas quentes, que não possuem correntes de ventos provindas do sul, recomenda-se que os oitões sejam de tela como nas laterais e providos de cortinas.

Qual a largura das portas do avicultor?

O aviário deverá ter portas nas extremidades (1,50 x 2,10 m) para facilitar ao avicultor o fluxo interno e as práticas de manejo. Essas devem ter pedilúvio fixo, que ultrapasse a largura das portas em 40 cm de cada lado, largura de 1 m e profundidade de 5 cm. Lanternim

Como protege a parede de aves?

A parede protege os frangos de vários fluxos de energia radiante mas também reduz a movimentação do ar. A mureta com uma altura de 20 cm tem se mostrado satisfatória por permitir a entrada de ar ao nível das aves e não permitir a entrada de água da chuva e nem que a cama seja jogada para fora do aviário.

Postagens relacionadas: