Como é feita a contagem do prazo penal?

Índice

Como é feita a contagem do prazo penal?

Como é feita a contagem do prazo penal?

No processo penal contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem. Como se vê, portanto, a contagem do prazo processual penal tem início na data da intimação das partes.

Qual o prazo para defesa no Processo Penal?

A tabela de prazos processuais no CPP
HipótesePrazo
Defesa preliminar nos crimes da Lei de Tóxico10 dias
Prisão temporária5 dias + 5 dias, e, se for hediondo 30 dias + 30 dias (art. 2º, §4º, da Lei 8.072/1990)
RECURSOSPrazo
Recurso em sentido estrito5 dias (petição) / 2 dias (razões)

Como procede contagem do prazo para apresentação de alegações finais?

A contagem do prazo para alegações finais no Novo CPC é sucessiva. Ou seja, o prazo de cada parte começa a ser contado da intimação posterior ao fim do prazo da outra parte. Portanto, findada a fase de instrução, o autor terá 15 dias para apresentar suas razões.

O que acontece se o advogado não apresentar as Alegaçoes finais?

Mantida multa a advogado por demora em apresentar alegações finais. A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região manteve a multa no valor de dez salários mínimos aplicada a um advogado por entender que o abandono de causa se deu pela omissão na apresentação de alegações finais nos autos de uma ação penal.

Como ocorre a contagem dos prazos do Processo Penal?

A contagem dos prazos do processo penal não ocorre da mesma maneira que os prazos do processo civil. Aliás, isso costuma confundir muita gente.

Quais são os prazos no processo penal?

Prazos no processo penal É um artigo jurídico visando auxiliar os advogados e advogadas na contagem de prazos criminais, de modo a não confundirem a diferença entre prazo penal e prazo processual penal. Atuando no direito penal, o advogado se depara com dois tipos de prazos, quais sejam, os processuais penais e o prazo penal.

Qual a contagem dos prazos processuais penais?

Necessário destacar que a contagem dos prazos processuais penais será feita de forma contínua e não levando em consideração apenas os dias úteis, conforme estabelecido no Novo Código de Processo Civil, sendo essa mais uma diferença quanto as matérias.

Por que a contagem dos prazos processuais do CPP?

A contagem dos prazos processuais do CPP pode ser uma tarefa trabalhosa. Isso porque o Código de Processo Penal possui regras mais específicas que as de outras legislações, como o NCPC (2015). Dessa forma, é importante ficar atento ao que o Decreto-Lei nº 3.689/1941 dispõe!

Postagens relacionadas: