Como se contam os prazos em anos?

Índice

Como se contam os prazos em anos?

Como se contam os prazos em anos?

132, § 3º, do Código Civil, que determina a apuração com base no período, devendo o prazo se encerrar no dia correspondente ao de início: “§ 3o Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual número do de início, ou no imediato, se faltar exata correspondência”.

Como conta o prazo prescricional?

14 do CJF/STJ dispõe que: “Art. 189: 1) o início do prazo prescricional ocorre com o surgimento da pretensão, que decorre da exigibilidade do direito subjetivo; 2) o artigo 189 diz respeito a casos em que a pretensão nasce imediatamente após a violação do direito absoluto ou da obrigação de não fazer”.

Quais prazos não são contados em dias úteis?

Além disso, observe que o art. 219 explicita que a regra se aplica, especificamente, a prazos processuais contados em dias. Assim, ficam excluídos os prazos do direito material (prescrição e decadência, por exemplo), bem como os prazos previstos em meses e anos.

Qual o prazo para contagem de prazo?

Já o prazo processual penal considera como marco inicial para contagem de prazo, o primeiro dia útil subsequente à intimação, conforme narra o art. Art. 798, do CPP.

Por que o prazo deve ser contado em dias?

Tudo isto é estranho, porque o prazo deve ser contado em dias e a lei define-o – fá-lo amiúde – em meses. A estranheza continua quando se verifica que os prazos superiores a 6 meses não suspendem o prazo de contagem em sábados, domingos e feriados (art.º 87.º, alínea d).

Por que a exceção fica por conta dos prazos?

Assim, a exceção fica por conta dos prazos que são contados em meses e até em anos. É o caso, por exemplo, dos processos que correm em comarcas de difícil acesso ou transporte, onde o juiz pode prorrogar os prazos por até dois meses, conforme orientação do art. 222, CPC/2015. Outro exemplo são as ações que envolvem esbulho ou turbação de imóvel.

Será que os prazos devem ser contados em dias úteis?

Elaborado em 05/2016. Os prazos em horas devem ser contados em dias corridos ou úteis, ou seja, devem ser fixados em “horas úteis”? O novo CPC contém inúmeras mudanças em relação aos prazos processuais, especialmente na sua uniformização – a maior parte dos prazos é de 15 dias – e na regulamentação de prazos no processo eletrônico.

Postagens relacionadas: