Qual a identidade profissional do Serviço Social?

Índice

Qual a identidade profissional do Serviço Social?

Qual a identidade profissional do Serviço Social?

Para Gentilli (1997), a identidade profissional do Serviço Social resulta da interação entre as dimensões formais e informais da profissão. As bases da dimensão formal da profissão, ou bases normativas da profissão, são constituídas pelas unidades de ensino, os conselhos regionais e federal e centros de pesquisa.

Como se contrai a identidade profissional?

Os passos necessários para construir a identidade profissional

  1. Mostre seus diferenciais. Como dissemos, no locus interno a pessoa assume o controle da situação e se coloca como protagonista da própria carreira. ...
  2. Cumpra suas funções com qualidade. ...
  3. Invista em capacitação.

Como se dá o processo de construção da identidade profissional do assistente social?

A construção da identidade profissional do assistente social deve ser um processo de autorreflexão, crítico e coletivo no sentido de lutar pela demarcação de uma nova identidade para o Serviço Social. ... Demandas atuais e novas estruturas sociais e familiares; Referencial teórico.

Por que o Serviço Social surgiu com uma identidade atribuída?

Vimos brevemente, ao longo da construção desse trabalho, que o Serviço Social surgiu como instrumento a serviço do capital e com identidade atribuída por ele, no sentido de minimizar as seqüelas da questão social, freando o processo de organização dos trabalhadores e de seus movimentos sociais, ameaçadores a sua ...

O que se refere a identidade profissional?

A identidade profissional é um conjunto de características próprias e exclusivas, que fazem com que um indivíduo seja diferente dos demais. Estas características são moldadas de acordo com as relações sociais, profissionais e contextos cotidianos, que vão definindo a identidade ao longo do tempo.

O que é práxis profissional?

A instrumentalidade mobiliza as três dimensões da profissão e é conquistada ao se realizar a práxis profissional, esta que se define como um confronto de condições objetivas do trabalho profissional e subjetivas do (a) agente, o (a) assistente social.

Qual a definição de identidade profissional?

O que é identidade profissional Em poucas palavras, podemos dizer que se trata de um conceito que representa todos os atributos que acreditamos que devem nos representar, ou seja, a forma como gostaríamos de ser vistos como profissionais e, consequentemente, a imagem que gostaríamos de passar.

O que é preciso para construir uma identidade pessoal?

Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.

Qual a importância da análise de conjuntura para a prática profissional no assistente social?

A identificação da relação de forças, e das tendên- cias presentes no contexto social, é fundamental para a análise de conjuntura, até mes- mo porque esta relação é profundamente dinâmica, alterando-se permanentemente em função do próprio processo histórico e de estrutura social.

Qual o papel que o Serviço Social assume na ordem burguesa?

[...] a identidade atribuída ao Serviço Social pela classe dominante era uma síntese de funções econômicas e ideológicas, o que levava à produção de uma prática que se expressava fundamentalmente como um mecanismo de reprodução das relações sociais de produção capitalista, como uma estratégia para garantir a expansão ...

Como se configura a identidade do assistente social?

Vamos conhecer agora como se configura a identidade social do assistente social. Identidade é aquilo que identifica alguém ou alguma coisa. Pode ser características físicas, psicológicas e/ou o conjunto de crenças, valores e atitudes de uma pessoa.

Qual a actividade profissional dos assistentes sociais?

Esta dissertação é o resultado de um projecto de investigação etnográfica sobre a actividade profissional dos assistentes sociais, o saber que mobiliza e a energia que a estimula - as formas identitárias profissionais. O processo desenvolveu-se em Portugal nos contextos reais de trabalho e foi complementado no Brasil e no Canadá.

Qual o grau de assistente social?

ASSISTENTE SOCIAL – IDENTIDADE E SABER Dissertação de Candidatura ao grau de Doutor em Ciências do Serviço Social da Universidade do Porto Orientador – Doutor Telmo Humberto Lapa Caria Categoria – Professor Associado Afiliação – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Qual a dicotomia entre identidade profissional e identidade profissional?

Essa dicotomia está presente na construção da identidade profissional, pois esses dois fatores perpassam entre si em diversos momentos da construção da identidade, sendo que um impulsiona o outro ao crescimento.

Postagens relacionadas: