O que pode provocar a meningite?

Índice

O que pode provocar a meningite?

O que pode provocar a meningite?

A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Qual é o pior tipo de meningite?

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes.

Como descobrir se está com meningite?

Principais sintomas

  1. Febre alta e repentina;
  2. Dor de cabeça forte que não passa;
  3. Náuseas e vômitos;
  4. Dor e dificuldade para mover o pescoço;
  5. Tontura e dificuldade de concentração;
  6. Confusão mental;
  7. Dificuldade para encostar o queixo no peito;
  8. Sensibilidade à luz e aos ruídos;

Como saber se a meningite é viral ou bacteriana?

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.

Qual a meningite mais grave a viral ou bacteriana?

A bacteriana é a mais grave. Sem nenhuma dúvida. A bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo.

Como se proteger da meningite?

Como dissemos, também é bom se proteger dos outros agentes infecciosos. E ficar de olho em locais com surtos de meningite. Principalmente nesses lugares, evite ambientes fechados, com grande número de pessoas. Como a doença evolui rapidamente, os médicos se baseiam nos sintomas para iniciar o tratamento.

Quais sintomas podem indicar uma meningite?

Alguns sintomas que podem indicar uma possível meningite incluem: Convulsões. No bebê e na criança, podem ainda surgir outros sintomas que levem os pais a desconfiar de uma possível meningite como choro alto, irritabilidade fácil, dificuldade para movimentar a cabeça e, até, moleira mais tensa, parecendo ligeiramente estufada.

Será que a meningite vai passar pra frente?

Contatos casuais ou breves dificilmente vão passar a meningite pra frente. Agora, ambientes fechados e cheios de gente contribuem para a transmissão e potenciais surtos. O tratamento depende do tipo de micro-organismo que gerou a meningite e, principalmente, do estado do paciente. Mas é certo que um atendimento rápido ajuda bastante.

Qual a vacina contra a meningite?

No Brasil, a vacina contra a meningite causada por essa bactéria faz parte da cartilha obrigatória de vacinação na infância. Quando não prevenida, tanto crianças quanto adultos podem apresentar a doença, que se desenvolve a partir de uma infecção no trato respiratório.

Postagens relacionadas: