Quais são as causas da doença do beijo?

Índice

Quais são as causas da doença do beijo?

Quais são as causas da doença do beijo?

A mononucleose decorre da infecção pelo vírus Epstein-Barr, que pertence à família dos herpes-vírus e é passado de uma pessoa para outra pela convivência íntima, particularmente pelo beijo – por essa característica e pelo fato de incidir na população jovem, a virose é popularmente conhecida como doença ou febre do ...

O que significa mononucleose?

A mononucleose, também conhecida como doença do beijo, mononucleose infecciosa ou mono, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva, que provoca sintomas como febre alta, dor e inflamação da garganta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.

O que pode comer quando está com mononucleose?

Prefira refeições mais leves e alimentos mais moles, como sopa, canja, leite, iogurtes e gelados, pois são mais fáceis de engolir e de digerir. Desta forma conseguirá alimentar-se bem, apesar dos problemas na garganta que são característicos desta infeção.

Quais os sintomas do vírus Epstein-barr?

O vírus Epstein-Barr é o agente que está na origem de algumas doenças, entre as quais a mononucleose infecciosa. O vírus é transmitido através do beijo. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos.

Como tratar o vírus Epstein-barr?

A mononucleose infecciosa é causada pelo vírus Epstein-Barr e é transmitida principalmente pela saliva e não existe um tratamento específico, pois o corpo elimina o vírus naturalmente após cerca de 1 mês, sendo apenas indicado que a pessoa permaneça em repouso, beba bastante líquidos e mantenha uma alimentação saudável ...

Quanto tempo dura a doença do beijo?

A doença costuma durar de três ou quatro semanas com manifestação dos sintomas. A inf​ecção, porém, é assintomática e pouco expressiva na maioria das vezes. Normalmente a recuperação ocorre dentro de duas a quatro semanas; em alguns casos mais raros, após 120 dias.

Quem teve mononucleose pode beijar?

Recomendações para mononucleose Evitar esforços, exercícios físicos e contato íntimo durante cerca de seis a oito semanas para não ocorrer ruptura do baço; Evitar beijar; Evitar compartilhar objetos contaminados com saliva, como talheres, copos ou qualquer outro utensílio que foi colocado na boca.

Como Prevenir a mononucleose?

Para confirmação do diagnóstico, é recomendada a pesquisa de anticorpos específicos presentes circulantes no sangue contra o vírus responsável pela mononucleose. A mononucleose é uma doença que pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra por meio da saliva, principalmente, sendo o beijo a forma mais comum de transmissão.

Qual é a mononucleose?

A mononucleose, também conhecida como doença do beijo, mononucleose infecciosa ou mono, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitido através da saliva, que provoca sintomas como febre alta, dor e inflamação da garganta, placas esbranquiçadas na garganta e ínguas no pescoço.

Por que a mononucleose pode provocar infecção?

Este vírus pode provocar infecção em qualquer idade, mas é mais comum causar sintomas apenas em adolescentes e adultos, sendo que as crianças normalmente não apresentam sintomas e, por isso, não precisam de tratamento. Embora a mononucleose não tenha um tratamento específico, tem cura e desaparece após 1 ou 2 semanas.

Como fazer um diagnóstico de mononucleose?

Caso descanso e uma dieta saudável não aliviem os sintomas dentro de uma semana ou cessarem e depois voltarem, marque uma consulta médica. Um clínico geral provavelmente conseguirá fazer o diagnóstico de mononucleose, podendo também ser um infectologista ou pediatra, no caso das crianças.

Postagens relacionadas: