O que pode causar caxumba?

Índice

O que pode causar caxumba?

O que pode causar caxumba?

A caxumba é causada por vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus. A transmissão ocorre por via aérea, por meio da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas.

Como é o começo da caxumba?

Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.

O que é caxumba no pescoço?

Conforme conta o infectologista Cláudio Roberto Gonzales, membro do Hospital Santa Paula, a caxumba é uma doença infectocontagiosa viral aguda que provoca inflamação nas glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais. “De forma prática, ela acomete a área do pescoço e do rosto, causando doloroso inchaço”, conta.

Pode fazer caminhada com caxumba?

Não existem drogas específicas contra a caxumba. O tratamento consiste em medicamentos sintomáticos como antitérmico e analgésicos e, repouso. O ideal é não realizar atividade física até a melhora da infecção.

Como evitar a caxumba?

Costumam ocorrer surtos da doença no inverno e na primavera e as crianças são as mais atingidas. A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida.

Como se transmite a caxumba?

A caxumba é uma doença viral e contagiosa que provoca inchaço doloroso das glândulas salivares. Veja os sintomas de caxumba e como ela se transmite.

Qual a causa da caxumba?

Caxumba (CID 10 - B26) é uma infecção viral que afeta principalmente glândulas que produzem saliva, chamadas de parótidas e situadas entre as orelhas e à frente delas. Contudo, a doença também pode afetar outras glândulas próximas aos ouvidos e é contagiosa. Assim, não há inflamação ...

Como funciona o tratamento da caxumba?

Como o tratamento da Caxumba consiste num tratamento mais caseiro, é importante ficar atento aos sinais de melhora da doença que incluem uma diminuição das dores e do inchaço, redução da febre e sensação de bem estar. É esperado que os sinais de melhora comecem a surgir 3 a 7 dias após o surgimento dos sintomas.

Postagens relacionadas: