Como era o exercício da democracia em Atenas?
Índice
- Como era o exercício da democracia em Atenas?
- Como as votações eram realizadas em Atenas?
- Quais eram os princípios da democracia ateniense?
- Como era a democracia direta em Atenas?
- Quem eram aqueles que estavam excluídos da democracia ateniense?
- Como era considerado cidadão na polis em Atenas?
- Como era considerado um cidadão na polis em Atenas?
- Como funciona a democracia em Atenas?
- Quais são as características da democracia ateniense?
- Como foi o desenvolvimento de Atenas?
- Como ele teria mudado o sistema político de Atenas?
Como era o exercício da democracia em Atenas?
A democracia ateniense era exercida de forma direta pelos cidadãos, que discutiam coletivamente em praça pública os problemas e assuntos da polis; diferente da atualidade, onde a configuração do sistema moderno de democracia dá-se de forma representativa – a população utiliza o voto para a escolha dos representantes ...
Como as votações eram realizadas em Atenas?
Era responsabilidade da Bulé, por exemplo, formular leis que seriam votadas na Eclésia. Na colina de Pnyx, os cidadãos atenienses reuniam-se para participar da Eclésia, a assembleia popular. ... Todas as decisões feitas em Atenas passavam pela aprovação dos que participavam da Eclésia.
Quais eram os princípios da democracia ateniense?
A democracia ateniense é fundamentada pelos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. A isonomia é o princípio em que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres perante a lei. ... Já o princípio de isegoria garante que todos os cidadãos tenham a oportunidade de serem ouvidos nas assembleias.
Como era a democracia direta em Atenas?
Os primeiros relatos da democracia direta são de Atenas, na Antiga Grécia, quando o sistema de governo consistia na participação popular para a tomada das principais decisões. Os cidadãos se reuniam em praça pública e, assim, discutiam e votavam em assuntos políticos e sobre os problemas da cidade.
Quem eram aqueles que estavam excluídos da democracia ateniense?
A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população.
Como era considerado cidadão na polis em Atenas?
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega.
Como era considerado um cidadão na polis em Atenas?
Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Como funciona a democracia em Atenas?
Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.
Quais são as características da democracia ateniense?
Características da Democracia Ateniense. Democracia direta. Reformas políticas e sociais. Reformulação da antiga Constituição. Igualdade perante a lei (isonomia) Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) Direito de voto aos cidadãos atenienses.
Como foi o desenvolvimento de Atenas?
O desenvolvimento de Atenas deu-se em um cenário que o poder político da cidade concentrava-se na mão da elite (aristocracia), dona das terras e riquezas. Essa elite de ricos era conhecida como eupátridas. Como era uma cidade em crescimento, novos grupos sociais surgiam, cada um deles com suas próprias demandas.
Como ele teria mudado o sistema político de Atenas?
Ele teria ascendido com grande apoio popular e decide mudar completamente o sistema de tribos, antes familiar para territorial, e também modificar o sistema representação política e de votos. Naturalmente, essas decisões acabam por retirar o poder das mãos da aristocracia, que antes detinha grande parte das decisões políticas de Atenas.