Como se toca o atabaque?

Índice

Como se toca o atabaque?

Como se toca o atabaque?

O trio de atabaques executa, ao longo do xirê, uma série de toques que devem estar de acordo com os orixás que vão sendo evocados em cada momento da festa. Para auxiliar os tambores, utiliza-se um agogô; em algumas casas tocam-se também cabaças e afoxés.

Qual o nome de quem toca atabaque na Umbanda?

Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.

O que é toque na Umbanda?

Instrumento é considerado sagrado nos rituais de cultos afrobrasileiros. O tambor é tido como instrumento sagrado nos rituais da Umbanda e dos cultos afrobrasileiros. É por meio do seu toque que se estabelece a comunicação com os orixás, caboclos e pretos velhos.

Como dar comida pro atabaque?

As varetinhas usadas para tocar o candomblé nos atabaques, chamam-se OGUIDAVIS. Dar RUM ao Santo, significa colocar o Orixás na sala para dançar as cantigas e rezas que lhe são destinadas. PARA CONSAGRAR E DAR DE COMER AOS ATABAQUES DA CASA: Depois de encourados, mande limpar os atabaques com o omieró da casa.

Como aprender a tocar tamborim?

Para segurar o instrumento: coloque os quatro dedos dentro do tamborim sem encontrar na pele enquanto o dedo polegar fica para fora, segurando a lateral. Ao movimentar a baqueta, nunca usar o braço: “Sempre a munheca”

Como se chama quem bate tambor na macumba?

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

O que é ser um Ogan?

Ogã, vem do yorubá e, na linguagem das religiões africanas e afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé, significa originalmente “aquele que bate, toca e canta”. Nos cultos, Ogã é quem toca os tambores.

O que um Ogan precisa saber?

Ogan é a pessoa responsável num terreiro de Candomblé por tocar instrumentos de percussão, que podem ser atabaque ou agogô. Ele não entra em transe e auxilia o babalorixá ou a mãe de santo da casa. O alagbê começa o toque e é através do seu desempenho que o orixá executa sua dança, de caça, de guerra.

O que é ser uma ekedi?

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

O que passar no couro do atabaque?

Todo óleo de origem vegetal hidrata a pele e da mais durabilidade ao couro, pode ser azeite doce, dendê ou até mesmo manteiga de carité(banha de ori). passe um pouquinho e espalhe bem e tire o excesso com um pano seco. Ajuda a manter a pele esticada??

Postagens relacionadas: