Como se formam os educadores para atuação no campo social?
Índice
- Como se formam os educadores para atuação no campo social?
- Como se define o educador social?
- Como deve ser o papel do professor em uma escola do campo?
- Qual o perfil do educador para trabalhar em uma escola do campo?
- Quando surgiu a profissão de Educador Social?
- Quem é o educador social?
- Quais os fundamentos da educação social?
- Quais são os caminhos do educador social?
- Quais são as funções do educador social?
Como se formam os educadores para atuação no campo social?
Notadamente o campo de trabalho do educador social é bastante amplo e abrangente, porém não há uma formação específica. O profissional da educação social desempenha funções desde ações pedagógicas, intervenções sociais e orientações e aconselhamento. Todavia, a Educação social ainda não tem seu reconhecimento legal.
Como se define o educador social?
Também é considerado educador social aquele que trabalha com vítimas de violência, exploração física, psicológica e com segmentos sociais submetidos a algum tipo de exclusão: como jovens envolvidos em atos infracionais; população carcerária; pessoas com deficiência e dependentes químicos. ...
Como deve ser o papel do professor em uma escola do campo?
É nesse espaço que o professor desenvolverá, junto aos alunos, um papel contra-hegemônico, em favor da democracia e da emancipação dos educandos. Por isso, o educador do campo ocupa na comunidade um papel fundamental no fomento à cultura, na formação dos sujeitos e na organização político-social.
Qual o perfil do educador para trabalhar em uma escola do campo?
Segundo Caldart (2004) o educador do campo deve ser “aquele cujo trabalho principal é o de fazer e o de pensar a formação humana, seja na escola na família, na comunidade, no movimento social” (p. ... Para a autora, a formação humana dos sujeitos é um dos focos principais na atuação dos educadores/professores.
Quando surgiu a profissão de Educador Social?
Nos finais da década de oitenta, começaram a surgir cursos de educação social, de nível superior (bacharelado), com a duração de três anos, lecionados nas Escolas Superiores de Educação, como é o caso da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Quem é o educador social?
O educador social é um agente de mudança social que utiliza estratégias de intervenção educativa. Age na inclusão social e nas inadaptações sociais e no favorecimento de autonomias e do bem-estar social.
Quais os fundamentos da educação social?
Mediante a educação social fomentam-se formas individuais livres, capacitadas e plenamente socializadas, aproximando o indivíduo aos fundamentos da educação para a convivência: formação da consciência moral e social e participação comunitária (Baena, Saenz e Quintana Cabanas, 2002: 43-66).
Quais são os caminhos do educador social?
Diante do ser que busca caminhos pela liberdade e convivência, a prática social vem colocar o homem consciente de seu papel junto aos demais membros da sociedade e na transformação social. Interfaces de atuação do educador social;
Quais são as funções do educador social?
Para um melhor entendimento das diversas funções que exerce o educador social, de acordo com Romans et al.(2003), podemos identificá-las e caracterizá-las em meio interno, externo e funções próprias de gestão, que podem ser exercidas em ambos os meios.