Quais as principais idéias e conceitos que se transformaram em ideais gregos?

Índice

Quais as principais idéias e conceitos que se transformaram em ideais gregos?

Quais as principais idéias e conceitos que se transformaram em ideais gregos?

IN Devemos aos gregos o surgimento das seguintes idéias e conceitos que, para eles, se transformaram em ideais: o conceito de liberdade política no Estado e através dele; a idéia de que a educação é a preparação para a cidadania; a idéia do desenvolvimento intelectual da personalidade; .

O que é Paideia para os gregos?

O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.

O que é a Paideia dos gregos antigos e como ela pode se refletir na educação contemporânea?

Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. ... A Paideia grega como critério orientador para pensar a formação possibilita despertar a consciência crítica e o olhar para a formação como fator de humanização do homem no passado e na atualidade.

Quais foram os ideais dos gregos?

A liberdade política no estado e através dele: Na Grécia, a atividade política desenvolver-se-ia como cimento da própria vida social. O que a política Grega acrescenta aos outros estados é a referência à cidade, ao discurso, à cidadania, à soberania, à lei.

O que era e como surgiu o ideal da paideia?

Período grego (continuação) A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. ... A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paideia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão.

Como era a educação nos tempos homéricos?

Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

Como a educação do homem grego influenciava na educação do corpo?

Na Antigüidade, para os gregos o homem educado fisicamente é verdadeiramente educado e, portanto, belo como esclarece Sócrates “O belo é idêntico ao bom” (RUBIO, 2002). ... A Educação Física por sua vez, cultiva o corpo vivo, é ato de formação, análogo ao da escultura.

Qual é o conceito de paideia criada por Aristóteles?

Paideia (em grego clássico: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e ...

Quais os períodos da educação grega?

A educação grega se divide em dois períodos:o antigo e o novo,nestes períodos a educação era lenta e compreendia os tipos espartanos e atenienses primitivos,principalmente no aspecto individualista da educação.

Quando existia o termo “educação” na Grécia?

O termo “educação” não existia na língua usada na antiga Grécia nem sequer no latim romano, supondo-se ter sido pela primeira vez empregue na Europa, por volta de 1.300, exatamente na fase em que o latim dava lugar ao que hoje são as línguas europeias.

Qual o período de formação do povo grego?

Assim, o comércio tornou-se a atividade econômica básica. O período anterior à formação do povo grego é denominado pré-Homérico, ou da Grécia Primitiva na região ocupada pela população autóctone – isto é, originária da própria região -, desenvolveu-se a civilização creto-Micênica, cujos principais centros eram a cidade de Micenas e a Ilha de Creta.

Como os gregos distinguiam os demais povos do mundo antigo?

“A visão que os gregos tinham do mundo os distinguia de todos os demais povos do mundo antigo, ao contrário destes, os gregos em vez de colocarem a razão humana a serviço dos deuses ou dos deuses monarcas, enalteceram a razão como instrumento a serviço do próprio homem (…)

Postagens relacionadas: