Como definir o valor do capital social de uma empresa?

Índice

Como definir o valor do capital social de uma empresa?

Como definir o valor do capital social de uma empresa?

Capital Social é todo valor bruto disponibilizado para abrir uma empresa e mantê-la funcionando até que gere lucros. Esses valores podem ser tanto quantias em dinheiro quanto bens, por exemplo, computadores, impressoras, mobiliários, valores necessários para contratação de serviços terceiros, entre outros.

Como achar o valor do capital subscrito?

O valor do capital subscrito depende do capital social constituído na abertura do negócio e da divisão das cotas e ações acordada. O importante é que a quantia integralizada no ato da constituição da sociedade seja suficiente para dar início às operações da empresa e sustentá-la em seus primeiros meses.

Quais valores entram no capital social?

Além de valores em dinheiro, em caixa ou em conta, entram no Capital Social: Bens tangíveis, como carros, imóveis e matéria-prima. Bens intangíveis, como marca (nome comercial), patentes e domínios de internet. Tudo isso conta e deve constar no Contrato Social da empresa.

Qual é o capital social?

Entende-se por Capital Social todo valor bruto disponibilizado para abrir um negócio e mantê-lo funcionando até que gere lucros. Esses valores podem ser tanto quantias em dinheiro quanto bens, por exemplo, computadores, impressoras, mobiliários, valores necessários para contratação de serviços terceiros, entre outros.

Como aumentar o valor do capital social?

As empresas normalmente são registradas com um valor de capital social pequeno. Mas, pode acontecer de o empresário ou sócios precisarem investir na empresa mais de uma vez. Quando o capital subscrito já tiver sido totalmente integralizado, é possível aumentar o valor registrado no contrato social.

Por que investir em capital social?

Lembre-se que se a maior parte do Capital Social for de bens tangíveis e intangíveis, esse valor não estará disponível para cobrir despesas. Portanto, incluir em seu capital Social uma reserva monetária em dinheiro pode ser uma boa maneira de evitar problemas futuros.

Postagens relacionadas: