Como se define recursos tecnológicos em ambientes de ensino?
Índice
- Como se define recursos tecnológicos em ambientes de ensino?
- Quais são os principais recursos tecnológicos usados para ensinar e aprender?
- O que são recursos didáticos tecnológicos?
- Qual o papel do professor frente aos novos recursos tecnológicos onde como e quando usá los como alguns recursos tecnológicos podem ser facilitadores da aprendizagem?
- Quais são os tipos de recursos didáticos?
- Como podemos utilizar recursos tecnológicos na educação?
- Quais recursos tecnológicos poderiam favorecer a sua aprendizagem de que forma isso poderia acontecer?
- Quais são os recursos tecnológicos para a escola?
- Qual a utilização de recursos tecnológicos na sala de aula?
- Quais são os ambientes virtuais de aprendizagem?
- Qual a diferença entre os dois tipos de recursos?
Como se define recursos tecnológicos em ambientes de ensino?
Um recurso tecnológico é portanto um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. ... Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, una aplicação virtual).
Quais são os principais recursos tecnológicos usados para ensinar e aprender?
Hoje em dia, são diversos os recursos tecnológicos que podem ser adicionados às aulas convencionais num esforço para melhorar a aprendizagem. Animações, jogos, videoaulas, plataformas de aprendizagem, laboratório virtual, realidade aumentada, redes sociais, aplicativos, editores de texto e vídeo são alguns exemplos.
O que são recursos didáticos tecnológicos?
Para Machado e Matos (2015) os recursos didáticos tecnológicos são potencializadores na produção do conhecimento e se dividem em 03 categorias: impressos, audiovisuais e colaborativos. pedagógica tradicional.
Qual o papel do professor frente aos novos recursos tecnológicos onde como e quando usá los como alguns recursos tecnológicos podem ser facilitadores da aprendizagem?
É interessante dizer que o papel do professor diante das novas tecnologias é mais do que ensinar, é possibilitar aos alunos acesso aos recursos tecnológicos, acompanhando-os, monitorando e viabilizando a discussão, a troca de ideias e experiências para aquisição do conhecimento.
Quais são os tipos de recursos didáticos?
São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.
Como podemos utilizar recursos tecnológicos na educação?
6 sugestões de recursos tecnológicos para usar na aula
- Cloud computing. ...
- Soluções digitais de leitura para o público infanto-juvenil. ...
- Plataformas de ensino adaptativo. ...
- Ferramentas de avaliação externa. ...
- Apps de estudo. ...
- Bancos de objetos de aprendizagem.
Quais recursos tecnológicos poderiam favorecer a sua aprendizagem de que forma isso poderia acontecer?
Entre as tecnologias que auxiliam a aprendizagem em EAD destacam-se: material impresso, áudio, computador, vídeo, etc. Ressalta-se que muitas dessas tecnologias podem ser combinadas, como por exemplo, áudio e videoconferência, que podem acontecer em um único computador com acesso à internet.
Quais são os recursos tecnológicos para a escola?
Existem uma série de opções para a escola quando se fala em recursos tecnológicos em sala de aula. Por existirem variadas ferramentas, a instituição deve realizar uma pesquisa a fim de encontrar soluções que se adequem aos objetivos e à identidade da instituição. Confira abaixo alguns recursos tecnológicos que podem ser utilizados na educação.
Qual a utilização de recursos tecnológicos na sala de aula?
A utilização de recursos tecnológicos na sala de aula tem sido muito discutida. Aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus currículos, dando aos alunos as primeiras noções do mundo da informatização.
Quais são os ambientes virtuais de aprendizagem?
Além dos ambientes virtuais de aprendizagem é possível encontrar outros tipos de suporte como as tele-aulas e webconferências. Segundo Moran (2007), as nas tele-aulas as aulas são transmitidas ao vivo para tele-salas, localizadas em diferentes lugares do país, e os alunos assistem sob supervisão de um tutor ou professor presencial.
Qual a diferença entre os dois tipos de recursos?
A diferença básica entre os dois tipos de recursos reside na maneira de interagir e na temporalidade. Além dos ambientes virtuais de aprendizagem é possível encontrar outros tipos de suporte como as tele-aulas e webconferências.