Como se organizava a civilização cretense?

Índice

Como se organizava a civilização cretense?

Como se organizava a civilização cretense?

Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.

Como surgiu e se desenvolveu a civilização cretense?

Origens. A ilha de Creta, localizada no mar Egeu, começou a ser habitada por seres humanos por volta de nove mil anos atrás, durante o Período Neolítico. A civilização que os cretenses desenvolveram só começou a tomar forma a partir de 3000 a.C. Nesse período, eles utilizavam o bronze na produção de seus objetos.

Quem era a civilização cretense?

Fixando-se na região sul da Grécia, os cretenses são considerados, entre outros povos, responsáveis pela formação da civilização grega. A ilha de Creta foi palco do surgimento de uma cultura rica e de uma economia sustentada pelo comércio marítimo.

Porque os cretenses ficaram conhecidos?

Os cretenses ficaram muito conhecidos como exímios navegantes e ótimos comerciantes. Isso lhes garantiu uma grande influência política e econômica sobre o Mar Mediterrâneo. Dessa forma, a navegação marítima era de fundamental importância para o poder cretense.

Como eram chamados os cretenses?

Entre 19, Evans descobriu uma série de objetos no sítio arqueológico de Cnossos, o que o levou a confirmar a existência dos cretenses. Esse arqueólogo foi o responsável por nomear os cretenses de “minoicos” em referência a Minos, lendário rei de Creta.

Por que os cretenses foram absorvidos pela Grécia?

Por volta de 1.400 a.C., os historiadores precisam que os cretenses foram absorvidos por uma civilização que habitava a região da Grécia: os micênicos. Quais fatores levantados pelos historiadores explicam o declínio dos cretenses?

Quando surgiram os primeiros vestígios de Creta?

Seus primeiros vestígios foram encontrados por um arqueólogo no começo do século XX, e diversos estudos desenvolveram-se a partir de então. Acredita-se que os cretenses tenham começado a desenvolver-se por volta de 3000 a.C., embora a habitação humana em Creta seja de nove mil anos atrás.

Quando surgiram os primeiros centros urbanos em Creta?

Entre 30 a.C., os primeiros habitantes da ilha chegaram formando um conjunto de pequenas cidades. Já nessa época, dominavam técnicas de manuseio de metais e comercializavam com os egípcios e as populações das Ilhas Cíclades. A partir do desenvolvimento comercial, os primeiros grandes centros urbanos apareceram em Creta.

Quando começaram a ser construídos os palácios de Creta?

Como foi falado, a partir de 2000 a.C., começaram a ser construídos grandes palácios em diferentes regiões de Creta, e os historiadores apontam que existiram quatro grandes deles. Cada um foi construído em lugares diferentes da ilha, e acredita-se que eles serviram como importantes centros políticos.

Postagens relacionadas: