Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?

Índice

Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?

Como surgiu o campo da psicoterapia familiar?

O seu início nos anos 70 se deve a alguns fatores como, a insatisfação crescente com os tratamentos convencionais em hospitais psiquiátricos, a expansão da psicanálise, das teorias de grupo, os trabalhos feitos por assistentes sociais com as famílias e a criação de centros de atendimentos que trabalham com crianças e ...

Quais são as escolas de terapia familiar?

A partir do enfoque sistêmico, várias escolas de terapia familiar se desenvolveram, entre elas a Escola Estrutural, a Estratégia, a de Milão e, mais recentemente, a Escora Construtivista.

Como surgiu a abordagem sistêmica psicologia?

As terapias sistêmicas têm suas raízes na terapia familiar. Nessa perspectiva, o que importa é a relação, ou seja, o processo de interação entre as pessoas, e não tanto a observação do indivíduo isolado. Foi o biólogo e filósofo austríaco Ludwig von Bertalanffy que formulou a Teoria Geral dos Sistemas em 1968.

O que é o sistema familiar?

Um sistema familiar se trata de um grupo familiar em que as pessoas e energias interagem entre si mutuamente. ... Assim, o que acontece a um indivíduo acaba influenciando diretamente o sistema de onde ele se originou. Interessante notar que tal organização existe no passado, presente e futuro ao mesmo tempo.

É princípio da terapia familiar sistêmica?

As terapias sistêmicas têm suas raízes na terapia familiar. Hoje em dia não é necessária uma família como foco de atenção para que o olhar seja sistêmico. Nessa perspectiva, o que importa é a relação, ou seja, o processo de interação entre as pessoas, e não tanto a observação do indivíduo isolado.

Qual é o papel da terapia familiar?

A Terapia Familiar tem como objetivo auxiliar a família na manutenção de relações harmoniosas entre os seus membros. Além disso, pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. O alcoolismo do pai ou a depressão da mãe são exemplos que podem despertar para necessidade de intervenção.

Qual é o papel do terapeuta familiar?

O Terapeuta Familiar trabalha com a família em busca de novas alternativas que não passa em resolver problemas e corrigir erros, mas, principalmente por colocar em evidências competências da própria família, ativando a sua participação na própria resolução do problema.

Qual a origem da terapia familiar sistêmica?

TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA O principal conceito da Terapia Familiar Sistêmica surgiu da contribuição de muitos autores e das mais diversas áreas do saber. Nascida na década de 1950, a Terapia familiar teve como seus principais precursores: pensadores, assistentes sociais e psicólogos, psiquiatras, biólogos, físicos; entre outros.

Qual o resultado final da terapia familiar?

Ficou d emonstrado como resultado final que, a partir da aplicação desses conceitos e técnicas sistêmicas, foi possível a reorganização familiar com novas formas de interação e comunicação. PALAVRAS-CHAVE: FAMÍLIA, TERAPIA FAMILIAR, ESTRUTURAL, MILÃO, TRANSGERACIONAL.

Qual foi o papel da família no tratamento?

Sendo assim, percebeu-se que foi decisiva a alteração do pensamento dos profissionais quanto ao papel da família no tratamento, surgindo, então, uma terapia que tomou como base a mudança na organização da família para resolução dos problemas trazidos.

Quais são as Referencias Bibliográficas da terapia familiar?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. RESUMO Este trabalho apresenta um modelo de atendimento em terapia familiar realizado como parte integrante do Curso de Formação em Terapia Familiar Sistêmica. A apresentação é fundamentada nos referenciais teóricos da abordagem sistêmica e com um estudo de caso clínico.

Postagens relacionadas: