O que é o quantum indenizatório?

Índice

O que é o quantum indenizatório?

O que é o quantum indenizatório?

Resumo: O quantum indenizatório, para reparar a ofensa à dignidade da pessoa humana e atenuar a lesão imputada, tem-se revelado ínfimo. Denotando uma banalização dos sentimentos negativos experimentados pelo ofendido em razão da lesão injusta.

O que é fixação do quantum?

A caracterização e o critério para a fixação do quantum indenizatório como punição na reparação dos danos morais, têm origem nos sistemas jurídicos da Inglaterra e nos Estados Unidos da América do Norte, onde indenizações milionárias enriquecem as vítimas de ofensas morais.

Qual é o fundamento do dano morte e como se alcança o quantum indenizatório?

Neste sentido alguns parâmetros vêm norteando o quantum indenizatório, tais como: a natureza, intensidade e repercussão da ofensa imputada e o efetivo sofrimento da vítima. E ainda, se agiu com culpa ou dolo o ofensor, sua condição econômica e o status da vítima na sociedade.

O que é dano moral por ricochete?

Esse dano ocorre quando a ofensa é dirigida uma pessoa, mas quem sente os efeitos dessa ofensa, dessa lesão é outra.

Qual é a responsabilidade civil?

A responsabilidade civil não é apenas uma fonte de obrigações, é, na verdade, um instituto grandioso que contribui de forma decisiva com a manutenção e o equilíbrio da vida em sociedade. É inerente ao ser humano reagir a qualquer mal injusto perpetrado contra sua pessoa, família ou grupo.

Qual o fator gerador da responsabilidade civil?

Ação ou omissão O ato de ação ou omissão do agente é o fator gerador da Responsabilidade Civil, caso a pessoa faça ou deixe de fazer algo que deveria ter feito e, com isto, derive um determinado dano.

Qual o valor pecuniário da responsabilidade?

Esse é um item fundamental para a ocorrência da responsabilidade, por se tratar da lesão a um interesse jurídico que surgiu por meio de uma ação ou omissão. Qualquer dano deve ser reparado, até quando não é se possível voltar ao estado original. O ideal é que, sempre que possível, seja fixado um valor pecuniário com a finalidade de compensação.

Como caracterizar a responsabilidade civil do agente?

Para que se possa caracterizar a responsabilidade civil do agente, não basta que o mesmo tenha praticado uma conduta ilícita, e nem mesma que a vítima tenha sofrido o dano. É imprescindível que o dano tenha sido causado pela conduta ilícita do agente e que exista entre ambos uma necessária relação de causa e efeito.

Postagens relacionadas: