Quando é que o lúpus pode dar direito a aposentadoria?
Quando é que o lúpus pode dar direito a aposentadoria?
O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta 3ª feira (22. jun. 2021) um projeto de lei que inclui o lúpus e a epilepsia na lista de doenças que garantem dispensa em cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
O que é remissão do lúpus?
Significa que a a pessoa (paciente) com lúpus está tomando seus medicamentos e se sentindo bem, sem evidência de manifestações do lúpus, como a artrite, erupções cutâneas, envolvimento renal, plaquetopenia, entre outros.
Qual o risco de desenvolver lúpus?
Pessoas com a pele mais escura, por exemplo, apresentam risco de 2 a 3 vezes maior de desenvolver a doença. Além disso, o lúpus também é mais comum em mulheres, especialmente se elas forem asiáticas, hispânicas ou nativas americanas.
Qual a idade de diagnóstico do lúpus?
Idade: a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, apesar de poder surgir em todas as idades. A média de idade é em torno de 31 anos. Etnia: lúpus é mais comum em pessoas afro-americanas, hispânicas e asiáticas. É três a quatro vezes maior em mulheres negras do que brancas.
Qual a origem do lúpus?
O lúpus é uma doença auto-imune, na qual o sistema imunológico do paciente passa a atacar células do próprio corpo, causando sintomas como manchas vermelhas na pele, artrite e feridas na boca e no nariz. Essa doença pode ser descoberta em qualquer fase da vida, mas o mais comum é que seja diagnosticado em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade.
Qual é o tipo de lúpus neonatal?
Lúpus neonatal: esse tipo de lúpus é bastante raro e afeta filhos recém-nascidos de mulheres que têm lúpus. Normalmente, ao nascer, a criança pode ter erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas esses sintomas tendem a desaparecer naturalmente após alguns meses.