Como se deu a passagem do estado de natureza para o estado em Hobbens e Lockl?
Índice
- Como se deu a passagem do estado de natureza para o estado em Hobbens e Lockl?
- O que significa estado de natureza para Hobbes?
- Quais são as seções referentes a Locke?
- Como ocorre a passagem do estado de natureza para o estado civil?
- Quais são as principais obras políticas de Locke?
- Quem é o estado de natureza?
Como se deu a passagem do estado de natureza para o estado em Hobbens e Lockl?
Este pode ser entendido como a ausência de sociedade, é anterior a sociedade civil. Hobbes afirmava que o Estado de Natureza nada mais era do que qualquer situação onde não existe governo. Locke por sua vez, entendia que o Estado de Natureza era uma situação onde as pessoas se submetiam às Leis da natureza.
O que significa estado de natureza para Hobbes?
No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem),pois possuem um poder de violência ilimitado.
Quais são as seções referentes a Locke?
A análise referente a Locke também será dividida em cinco seções, quais sejam: contexto histórico, estado de natureza, contrato social, sociedade civl e Estado liberal. 3.1.Contexto histórico:
Como ocorre a passagem do estado de natureza para o estado civil?
Com referência a esse assunto, Weffort nos informa que "a passagem do estado de natureza para a sociedade política ou civil ( Locke não distingue entre ambas) se opera quando, através do contrato social, os indivíduos singulares dão seu consentimento unânime para a entrada no estado civil" (Weffort, 1.991: 86).
Quais são as principais obras políticas de Locke?
Antes, porém, de iniciar a abordagem do item referente ao Estado de natureza, convém fazer uma breve exposição sobre as principais obras políticas de Locke, que são os dois tratados sobre o Governo civil que, conforme já foi inscrito, foram elaborados por volta de 1.680, segundo Weffort (Ibidem:83).
Quem é o estado de natureza?
Feita a conceituação do Estado de Natureza, pode-se partir para o entendimento de sociedade civil que, ao contrário do Estado de Natureza, possui Estado, leis jurídicas, organização política, normas de moral e propriedade privada. É uma sociedade organizada.