Como fazer uma avaliação contextualizada?

Como fazer uma avaliação contextualizada?
Uma boa prova é uma prova contextualizada. As questões também devem estar inseridas em um contexto, acompanhadas por textos, dados ou imagens de apoio, e não apenas se apresentarem de forma solta. Para a prova não ser uma tarefa maçante, é importante que ela contenha questões em formatos diversos.
Como elaborar questões de provas?
- 1 → Você precisa avaliar com uma prova? ...
- 2 → Entenda o objetivo da avaliação (o que você quer avaliar?) ...
- 3 → Entenda o nível da turma a ser avaliada. ...
- 4 → Defina quais modelos de questão usar. ...
- 5 → Utilize informações trabalhadas durante as atividades. ...
- 6 → Defina peso para as questões. ...
- 7 → Busque exemplos em outras avaliações.
O que é contextualizar uma prova?
Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão. O fato de contextualizar é importante para atribuir um melhor sentido a determinado assunto, de maneira que este fique totalmente esclarecido.
Como acertar na elaboração das provas?
Para acertar na elaboração das provas, o primeiro passo do professor deve ser fazer pesquisas de qualidade, buscando bons exemplos de obras de referência e temas atuais. Avaliações como o Enem podem ser uma boa fonte de ideias.
Como fazer provas para os novos alunos?
Entre as mudanças, surgiu uma nova dúvida: como fazer provas para esses novos alunos? Vamos fazer um exercício: pergunte a alguém que frequentou as carteiras de uma escola na década de 1980 qual era o principal método de avaliação usado pelos professores em sala de aula.
Como fazer uma prova de qualidade?
Uma prova de qualidade deve ter questões diversificadas segundo o nível de aprendizado, com perguntas fáceis, médias e difíceis. É recomendado também que o professor compartilhe a nova avaliação com outros profissionais da área – eles podem ajudar nos ajustes de enunciados e conteúdos.
Como fazer a gestão de provas?
Como? O software de gestão de provas garante esse aspecto, de acordo com as determinações da instituição de ensino. Basta aplicar os filtros desejados e fazer a seleção das questões. Além disso, lembre-se de que o exame nunca deve ser muito longo para crianças de até 10 anos. Elas têm menor capacidade de concentração.