É certo falar pessoas surdas?
É certo falar pessoas surdas?
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Qual a diferença entre surdo deficiente auditivo é surdo-mudo?
Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.
Qual a origem do surdo?
Esta é uma incorreta denominação atribuída ao surdo, pois nem todos os deficientes auditivos são mudos, visto que muitos têm voz e conseguem falar se forem estimulados por fonoaudiólogos.
Por que os surdos não falam?
No entanto, muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar ainda. Se estimulados, podem vir a se comunicar oralmente. Isso porque a mudez é um tipo de deficiência que não apresenta conexão com a surdez. No Brasil, estima-se que existam mais de oito milhões de pessoas que possuem deficiência auditiva.
Por que existem pessoas surdas?
Existem pessoas surdas, existem pessoas mudas e existem, ainda, pessoas que, por não ouvirem, apresentam sérias dificuldades de fala, sendo estes últimos chamados incorretamente de surdo-mudo. No entanto, muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar ainda. Se estimulados, podem vir a se comunicar oralmente.
Qual a diferença entre mudo e surdo?
Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.