Qual a divisão do osso alveolar?
Índice
- Qual a divisão do osso alveolar?
- Qual especialidade odontológica lida com as estruturas que envolvem o osso alveolar e o cemento?
- Qual é o osso alveolar?
- Quais células formam o osso alveolar propriamente dito?
- Qual a parte do processo alveolar que da Insercao ligamento periodontal?
- Quais células formam o osso alveolar propriamente dito ligamento periodontal e cemento?
- O que são Deiscências e Fenestrações de osso alveolar?
- O que significa perda óssea alveolar?
- Qual é a função do periodonto de inserção?
- Qual a origem do osso alveolar?
- Por que os alvéolos são revestidos?
- Por que os processos alveolares são dependentes dos dentes?
- Como o osso compacto é perfurado?
Qual a divisão do osso alveolar?
Sob a gengiva, encontra-se a parede externa do processo alveolar, chamada de cortical óssea. O lado interno do osso, próximo dos dentes, é chamado de osso alveolar propriamente dito. Entretanto, o osso alveolar propriamente dito não está diretamente ligado ao dente.
Qual especialidade odontológica lida com as estruturas que envolvem o osso alveolar e o cemento?
A periodontia é a área da odontologia que lida com esses problemas.
Qual é o osso alveolar?
O osso alveolar (OA), camada de tecido ósseo que reveste o alvéolo dentário, em associação ao cemento e ao ligamento periodontal, constitui o periodonto de sustentação. Devido à deposição periódica de tecido ósseo, o OA apresenta-se formado por lamelas paralelas nas quais estão inseridas as fibras de Sharpey.
Quais células formam o osso alveolar propriamente dito?
Assim ocorre também a formação do osso alveolar propriamente dito. As células mais externas do folículo dentário diferenciam-se em osteoblastos que iniciam a formação de um osso sobre as paredes internas da cripta óssea.
Qual a parte do processo alveolar que da Insercao ligamento periodontal?
A arcada alveolar é a porção da maxila e da mandíbula que forma e suporta os alvéolos dentários. É formado quando o dente erupciona para promover inserção óssea para o ligamento periodontal em formação; quando o dente é perdido, desaparece gradualmente.
Quais células formam o osso alveolar propriamente dito ligamento periodontal e cemento?
As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.
O que são Deiscências e Fenestrações de osso alveolar?
As deiscências e as fenestrações são defeitos do osso alveolar que favorecem a progressão de algumas patologias que envolvam reabsorção óssea alveolar, como a doença periodontal e danos mucogengivais durante o tratamento ortodôntico ou procedimentos cirúrgicos estéticos, os quais podem ser seriamente afetados, com a ...
O que significa perda óssea alveolar?
O que é perda óssea? A perda óssea acontece quando ocorre uma reabsorção do osso alveolar. Ele fica desgastado, mais fino e mais baixo, o que traz prejuízos para os demais tecidos e também para os dentes. O fato é que, para que os dentes se mantenham fixos na boca, eles são envolvidos pelo periodonto.
Qual é a função do periodonto de inserção?
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. Porém, contrariando ao tecido ósseo, o cemento é avascular e depende do ligamento periodontal para se nutrir. ...
Qual a origem do osso alveolar?
Osso alveolar. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. O Osso alveolar é uma camada delgada que circunda a raiz dos dentes, mantendo-os seguros contra bacterias da gengivite devido a inserção das fibras colágenas do ligamento periodontal. É também chamado de osso maseirmo ou lâmina dura. Consiste no tecido ósseo o qual da sustentação aos dentes.
Por que os alvéolos são revestidos?
As paredes dos alvéolos são revestidas por osso compacto que, na região interproximal, está em relação com o osso esponjoso. O osso esponjoso contém trabéculas ósseas cujo tamanho e arquitetura são em parte, determinados geneticamente, e, de outra parte, são o resultado das forças a que os dentes estão expostos durante a função.
Por que os processos alveolares são dependentes dos dentes?
Assim, os processos alveolares são estruturas dependentes dos dentes. Quando as raízes estão proeminentes e a cortical óssea é muito fina, o osso pode reabsorver localmente, criando uma janela no osso. Este defeito ósseo é referido como uma fenestração.
Como o osso compacto é perfurado?
O osso compacto, que em uma radiografia aparece como "lâmina dura" reveste o alvéolo dentário e é perfurado por numerosos canais de Volkmann, através dos quais vasos sanguíneos e nervos passam do osso alveolar para o ligamento periodontal. Através do exame radiográfico, podemos visualizar as condições anatômicas do septo ósseo interdental.