Quais são os tipos de Candomblé?

Índice

Quais são os tipos de Candomblé?

Quais são os tipos de Candomblé?

Há quatro tipos de candomblé:o. Queto, da Bahia, o Xangô, de Pernambuco, o Batuque, do Rio Grande do Sul, e o Angola, da Bahia e São Paulo. O Queto chegou com os povos nagôs, que falam a língua iorubá.

Qual o nome do deus do Candomblé?

No candomblé, como nas religiões tradicionais africanas, acredita-se em um Deus Supremo que criou o mundo, chamado Olorum (tradição nagô), Mawu (tradição jeje) ou Zambi (tradição angola).

Quais são os cargos que tem no candomblé?

Hierarquia

  • Iyalorixá ou Babalorixá: A palavra iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
  • Iyakekerê (mulher): mãe pequena, segunda sacerdotisa.
  • Babakekerê (homem): pai pequeno, segundo sacerdote.
  • Iyalaxé (mulher): cuida dos objetos ritual.
  • Agibonã: mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.

Quais são as divindades do candomblé?

Sabe-se que, na Nigéria e no Benim, mais de quatrocentas divindades eram cultuadas no total. No Brasil, contudo, a maior parte dos templos de candomblé reconhece em torno de 20 orixás diferentes, cada qual associado a um aspecto do mundo natural ou humano.

Qual a religião do candomblé?

Muitas vezes se dá demasiada atenção às festas do candomblé, que são seu aspecto mais público e visível, deixando de considerar que a religião dos candomblés também corresponde a toda uma visão de mundo. O candomblé propõe uma relação bastante individualizada entre o fiel e o orixá que é seu patrono.

Quais são as festas do candomblé?

As festas e cerimônias públicas do candomblé são chamadas de toques. Ao longo do ano, várias festas são promovidas nos terreiros de candomblé, sejam as festas fixas em homenagem a algum orixá ou os rituais de iniciação. Os toques em homenagem aos orixás geralmente iniciam pela manhã, com sacrifícios animais.

Qual a história do candomblé no Brasil?

No Brasil, a história do Candomblé se mistura com a do Catolicismo. Proibidos de continuar com sua religião, os escravos usavam as imagens dos santos para escapar da censura imposta pela Igreja. Isto explica o sincretismo encontrado no Candomblé no Brasil, algo que não se verifica na África.

Postagens relacionadas: