Sou obrigada a ter um advogado para me divorciar?
Sou obrigada a ter um advogado para me divorciar?
Precisa de advogado para divorciar? Sim, mesmo em caso de divórcio extrajudicial (em cartório) é necessário o acompanhamento por advogado. No caso do divórcio consensual, em cartório ou na Justiça, pode haver apenas um advogado representando ambos os cônjuges.
Como dar entrada no divórcio na pandemia?
A pandemia também trouxe uma nova forma de realizar o divórcio. Em meados de 2020, a resolução número 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o divórcio de forma online em cartórios.
É possível se divorciar online?
O divórcio online é aquele no qual você dá entrada no processo de divórcio pela internet. No entanto, ele só é possível em casos de divórcio extrajudicial, uma vez que nos divórcios judiciais é necessária a presença do juiz, além do Ministério Público, para que o processo aconteça.
Porque preciso de um advogado para me divorciar?
É uma separação que demanda uma boa assistência jurídica, já que existem atritos e divergências entre o casal, impedindo uma separação amigável. Nessa modalidade, cada uma das partes deverá contratar o seu próprio advogado para dar entrada e continuidade ao pedido de divórcio litigioso.