Como funciona o sistema sensitivo da audição?
Como funciona o sistema sensitivo da audição?
As ondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, faz os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.
O que é um receptor sensorial?
São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada.
Como funciona o sistema sensorial?
Formado pelos 5 sentidos do corpo humano (tato, paladar, olfato, visão, audição), o sistema sensorial está encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo. A ação de tatear algo é transmitida através dos neurônios sensoriais presentes na pele ao sistema nervoso, ...
Como aprender sobre o sistema nervoso sensorial?
Compreender bem a fisiologia dos sentidos e entender como eles se relacionam com nosso corpo é parte crucial do aprendizado da Biologia. Além disso, caprichar nos estudos desse conteúdo é muito importante até mesmo para questões interdisciplinares envolvendo outras matérias, como Química e Física. Tem dúvidas sobre o sistema nervoso sensorial?
Como ocorre o funcionamento desses órgãos sensoriais?
Isso ocorre graças ao funcionamento de órgãos sensoriais que têm células conhecidas como receptores. Alguns deles são químicos, como ocorre nos receptores de nosso paladar. Já outros são físicos, da maneira que podemos observar na visão, por meio da captação de ondas de luz.
Quem é o sistema nervoso central?
Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos), o sistema nervoso é responsável pela captação, interpretação e respostas às mensagens recebidas.