Como aprender concordância?
Como aprender concordância?
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.
Como entender a concordância nominal?
Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).
Quais são os casos de concordância verbal?
Casos de concordância verbal: 1) Sujeito simples Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós). Casos especiais: a) O sujeito é um coletivo - o verbo fica no singular. Ex.: A multidão gritou pelo rádio.
Quais são os objetivos da concordância verbal?
Objetivos1) Compreender que a concordância verbal é um dos elementos dos padrões da escrita;2) Refletir sobre os usos da concordância verbal na produção de textos (orais e escritos).Desenv Objetivos1) Compreender que a concordância verbal é um dos elementos dos padr...
Qual a concordância com o substantivo?
Estabelecem concordância com o substantivo na presença de um artigo, mas permanecem invariáveis no masculino singular na ausência. Ex.: É proibida a entrada. / É proibido entrada.
Quais são as regrinhas de concordância?
As inúmeras regrinhas, que devem ser seguidas à risca, dividem-se entre os dois tipos de sujeitos: simples e composto. Para te ajudar a refrescar a memória e não cometer mais enganos e deslizes verbais, nós organizamos um grande resumo com os principais pontos sobre esse tipo de concordância.