Como é feita a aquisição de bens móveis?

Índice

Como é feita a aquisição de bens móveis?

Como é feita a aquisição de bens móveis?

Quando a pessoa possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente, durante três anos, com justo título e boa-fé, passa a ter a propriedade da coisa, conforme determina o artigo 1260 do Código Civil. Esse prazo de três anos se dá pois se trata de uma espécie de usucapião ordinária.

Quais são as formas de aquisição da propriedade?

Tradicionalmente são estudadas as duas formas conhecidas para se adquirir a propriedade, a originária e a derivada. A aquisição originária decorre de um fato jurídico que permite a aquisição da propriedade sem qualquer ônus ou gravame.

São formas de aquisição de um bem imóvel?

Assim, como já visto, temos que a aquisição dos bens imóveis pode ocorrer pela: (a) transcrição do título de transferência no registro de imóveis, (b) acessão, (c) usucapião e (d) sucessão[7].

O que é a tradição como elemento de aquisição da propriedade móvel?

A Tradição é modo derivado de aquisição de propriedade mobiliária e consiste na entrega de bem móvel (Transmitente ao adquirente), com a intenção de se transferir a propriedade. A propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição.

Como ocorre a aquisição da propriedade de bens móveis e de bens imóveis?

A aquisição da propriedade imóvel, poderá se dá por usucapião (aquisição da propriedade pelo uso do tempo), registro do título aquisitivo, acessão; e móvel, também por usucapião, achado do tesouro, ocupação, tradição (transferência de bem), especificação, confusão/comissão/adjunção.

Que produz o efeito de aquisição da propriedade de um bem móvel ou imóvel?

7 do Código Civil, que dita, em linhas gerais, que a propriedade se adquire e se transmite pela sucessão, donação entre vivos ou testamentários, por efeitos das obrigações, assim como por acessão ou incorporação e por prescrição.

É forma originária de aquisição da propriedade?

Historicamente, a doutrina classifica a usucapião como forma originária de aquisição da propriedade na medida em que o possuidor adquire o bem pelo transcurso do tempo em posse da coisa, sendo a sentença meramente declaratória de seu direito.

São formas de aquisição da propriedade exceto?

São formas de aquisição da propriedade imóvel, exceto: a usucapião.

Quais são os meios aquisitivos da propriedade sobre os bens imóveis?

A aquisição da propriedade imóvel, poderá se dá por usucapião (aquisição da propriedade pelo uso do tempo), registro do título aquisitivo, acessão; e móvel, também por usucapião, achado do tesouro, ocupação, tradição (transferência de bem), especificação, confusão/comissão/adjunção.

Quais são as formas de aquisição da propriedade móvel?

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção. Tais formas de aquisição serão abordadas nos itens seguintes. Da usucapião

Qual a especificação da propriedade móvel?

Se este é invalido, a tradição que nele se apóia não pode, tampouco, ganhar eficácia.” Especificação constitui forma de aquisição da propriedade móvel, que ocorre mediante atividade de uma pessoa em determinada matéria prima, obtendo, por seu trabalho, espécie nova.

Quais são os modos de aquisição de imóveis?

Esses modos de aquisição podem mudar de acordo com o objeto dos seus direitos, por exemplo, a venda de um imóvel não se processa da mesma forma que um imóvel. Dessa forma, surgiu a teoria geral dos modos de aquisição, que se repartiu entre aquisição de bens móveis e imóveis.

Quais as formas de aquisição de bens móveis?

Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção. Tais formas de aquisição serão abordadas nos itens seguintes. Assim como os bens imóveis, os bens móveis também podem ser adquiridos através da usucapião.

Postagens relacionadas: