Que tipo de contração é observada no músculo estriado cardíaco?
Índice
- Que tipo de contração é observada no músculo estriado cardíaco?
- Quais são os tipos de contração cardíaca?
- Qual o papel do cálcio na contração do músculo cardíaco?
- O que é tecido muscular cardíaco?
- Quais são as características do músculo cardíaco?
- Por que a contração muscular é necessária?
- Como funciona o músculo cardíaco?
- Qual a particularidade do músculo cardíaco?
- Qual o potencial de ação da musculatura cardíaca?
Que tipo de contração é observada no músculo estriado cardíaco?
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
Quais são os tipos de contração cardíaca?
O coração é formado por três tipos principais de músculos: Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior. Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior.
Qual o papel do cálcio na contração do músculo cardíaco?
“O íon cálcio atua como fator de ligação entre a excitação elétrica e a contração em células musculares cardíacas, além de modular a força desenvolvida pelas células”, explica o professor Bassani. Uma falha no processo pode ter conseqüências fatais.
O que é tecido muscular cardíaco?
O tecido muscular estriado cardíaco é composto por células alongadas e ramificadas que apresentam estriações transversais, como no tecido muscular estriado esquelético. Entretanto, ao contrário deste último, essas células apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra muscular.
Quais são as características do músculo cardíaco?
Tecido Muscular Estriado Cardíaco Este tecido possui contração involuntária, vigorosa e rítmica. É constituído por células alongadas e ramificadas, dotadas de um núcleo ou dois núcleos centrais. Apresentam estrias transversais, seguindo o padrão de organização dos filamentos de actina e miosina.
Por que a contração muscular é necessária?
Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos: Estímulo do sistema nervoso; As proteínas contráteis, actina e miosina; Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Como funciona o músculo cardíaco?
Da mesma forma que o músculo esquelético, o músculo cardíaco é estriado e contém retículos sarcoplasmáticos e miofibrilas com actina e miosina. Entretanto, algumas estruturas divergem nesses tipos musculares. As células musculares cardíacas são mais curtas e de menor diâmetro, e se fundem umas as outras na forma de um sincício.
Qual a particularidade do músculo cardíaco?
Uma particularidade do músculo cardíaco é que ele não depende da inervação nervosa como outros músculos.
Qual o potencial de ação da musculatura cardíaca?
Já no caso da musculatura cardíaca, o potencial de ação é causado pela abertura de dois tipos de canais: os canais rápidos de sódio (os mesmos encontrados no músculo esquelético) e os canais de cálcio-sódio que permanecem abertos por mais tempo que os primeiros (alguns décimos de segundos).