Como é feita a dispersão dos frutos e sementes?
Como é feita a dispersão dos frutos e sementes?
A dispersão de frutos e sementes pode ocorrer pela ação do vento, da água ou dos animais. A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas.
Quais sementes são espalhadas pelo vento?
Sementes que podem ser levadas pelo vento, graças a estruturas que conferem certa leveza a elas, disseminam por uma estratégia denominada anemocoria: é o que ocorre com as sementes de ipê, algodão e dente-de-leão.
Como ocorre a dispersão do cocô?
Podemos citar o coco-da-baía como um tipo de planta com dispersão pela água, pois sua semente pode ser facilmente levada pelas correntes marítimas. Os animais são importantes dispersores de frutos e sementes. ... Em outros casos, as sementes são liberadas nas fezes ou, ainda, regurgitadas por esses agentes.
Como ocorre a disseminação de sementes?
A disseminação ou dispersão de sementes é de grande importância para a reprodução de muitas espécies vegetais. Existem vários mecanismos, que fazem a semente desenvolvida se espalhar pelo meio ambiente para que ocorra a reprodução da planta.
Como ocorre a disseminação dos frutos?
A disseminação ocorre da mesma maneira pelo vento como acontece com os aquénios do taráxaco, ou dente-de-leão, ou a semente tem formações membranosas como no caso do ulmeiro ou do pinheiro. Alguns frutos têm ganchos ou substâncias viscosas que aderem aos animais como acontece com a luzerna ou com o visco.
Como ocorre esse tipo de dispersão de sementes?
Esse tipo ocorre, principalmente, com as plantas anemócoras, pois elas possuem sementes leves com expansões aladas ou pelos, que possibilitam o transporte pelo vento. Vemos muito esse tipo de dispersão de sementes na planta conhecida, popularmente, como dente-de-leão ( Taraxacum adamii ).
Como ocorre a germinação da semente?
Alguns ela desenterra para comer e outros não, propiciando a germinação da semente. Esse espalhamento de sementes é chamado de dispersão ou disseminação. Quando ela é feita por animais, é chamada de zoocoria. A zoocoria também pode ocorrer sem estar relacionada à alimentação do animal.