O que é foraclusão do nome-do-pai?
Índice
- O que é foraclusão do nome-do-pai?
- O que é foraclusão para Freud?
- O que é foraclusão Lacan?
- Como se forma a estrutura psicótica?
- Qual é o significado do nome do pai?
- Por que o nome pai?
- O que é perversão para a psicanálise?
- O que é clivagem na psicanálise?
- O que é a psicose para a psicanálise?
- Como se forma a estrutura perversa?
O que é foraclusão do nome-do-pai?
A foraclusão do Nome-do-Pai aparece para Lacan como o mecanismo específico da psicose. O que se pretende é mostrar o preço que se paga por algo que não está incluído. ... O Édipo torna-se a porta de entrada para a ordem simbólica na qual o psicótico é “barrado” de entrar. Palavras Chave: Psicose.
O que é foraclusão para Freud?
Conceito forjado por Jacques Lacan para designar um mecanismo específico da psicose, através do qual se produz a rejeição de um significante fundamental para fora do universo simbólico do sujeito. Quando essa rejeição se produz, o significante é foracluído.
O que é foraclusão Lacan?
A foraclusão é uma hipótese criada por Lacan para explicar a ausência do significante Nome-do-Pai na cadeia significante e no lugar do Outro. Essa hipótese, que estaria na base da estrutura psicótica, indica seu mecanismo de defesa.
Como se forma a estrutura psicótica?
Sua estrutura de personalidade é influenciada pelas experiências vividas em relação ao ambiente e pelo potencial hereditário, o que corrobora a presença da família neste processo. Assim, a estrutura de personalidade psicótica pode ser caracterizada por frustrações precoces no desenvolvimento do indivíduo.
Qual é o significado do nome do pai?
Conceito relacionado à Psicanálise e à pesquisa psicanalítica. O conceito de nome-do-pai, elaborado por Jacques Lacan, (1901-1981) retoma a articulação do logos, como testemunho pela palavra e como processo e efeito de dedução lógica.
Por que o nome pai?
Na língua portuguesa, a palavra pai é proveniente do latim pater / patris. Tem a mesma a origem que a palavra padre.
O que é perversão para a psicanálise?
Na Psicanálise, perverso é toda pessoa que possui um modo de funcionamento psíquico baseado numa estrutura perversa. ... O primeiro modelo baseia-se no axioma: "a neurose é o negativo da perversão" publicado em "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade" (Sigmund Freud,1905).
O que é clivagem na psicanálise?
A clivagem é um mecanismo de defesa descrito por Melanie Klein e por ela considerado como a defesa mais primitiva contra a angústia. Neste mecanismo, há uma cisão tanto a nível do ego, como ao nível do objeto primário. Este mecanismo é característico das psicoses. ...
O que é a psicose para a psicanálise?
Na psicanálise, a psicose corresponde a um funcionamento psíquico que obedece a um princípio de rejeição primordial, que corresponde ao termo alemão Verwerfung. A rejeição primordial consiste na expulsão de idéias ou pensamentos próprios, os quais passam a ser tratados como estranhos ou não acontecidos.
Como se forma a estrutura perversa?
O sujeito de estrutura perversa mantém-se, contudo, excluído do Complexo de Édipo e da alteridade, passando a satisfazer sua libido sexual consigo mesmo, sob caráter narcísico. Tal estrutura dá-se por meio de uma fixação numa pulsão parcial que escapou ao recalque, tornando-se uma fixação exclusiva.