Quando é concedida a liberdade provisória?

Índice

Quando é concedida a liberdade provisória?

Quando é concedida a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Quais são os crimes inafiançáveis para esses delitos é possível a concessão de liberdade provisória?

São eles: racismo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo, crimes hediondos, crimes cometidos conta a ordem constitucional e o Estado Democrático, além dos mencionados no Art. 324 do CPP. ... Isso porque a própria Constituição Federal define o delito como inafiançável.

Quais crimes cabe liberdade provisória?

Vamos lá: crime de racismo (lei 7.716/89); crime de tortura (lei 9.455/97); tráfico ilícito de entorpecentes (lei 11.343/06); terrorismo (lei 9.455/97); crimes hediondos (lei 8.072/90); crime organizado (lei 9.034/95).

O que é a liberdade provisória?

A modalidade de Liberdade Provisória é um instituto que permite ao acusado responder ao processo em liberdade até a sentença penal condenatória transitada em julgado, caso atenda a certos requisitos ou não.

Não é possível a concessão de fiança e liberdade provisória nos crimes hediondos?

11.464/07 a Lei dos Crimes Hediondos, não mais se proíbe a liberdade provisória aos crimes hediondos e equiparados. O art. 5º, XLIII da Constituição Federal, ao tratar dos crimes hediondos, impede apenas a fiança, a graça e a anistia.

Como é concedida a liberdade provisória?

Pois bem. A liberdade provisória, nos termos do Código de Processo Penal, pode ser concedida nas infrações em que o agente se livra solto, independentemente de fiança, nos termos do art. 321. Também pode ser concedida nas hipóteses de crimes afiançáveis, observados os pressupostos dos arts. 3.

Por que a concessão do Instituto da liberdade provisória?

A concessão do instituto da Liberdade Provisória, apesar de já pacificado na jurisprudência é assunto ainda debatido na doutrina, pois a alteração do Código de Processo Penal através da Lei 11.464 /07 ainda gera divergência.

Quais são os tipos de liberdade provisória obrigatória?

Quais são os tipos? Existem três categorias: obrigatória, permitida e vedada. A liberdade provisória obrigatória é aquela que não pode ser negada ao infrator, em função do tipo de infração cometida. Imagine, por exemplo, que um homem foi preso em flagrante por estar anotando o chamado jogo do bicho.

Quais são os casos de liberdade provisória com fiança?

Mas quais são os casos de liberdade provisória com fiança? A princípio todos os crimes que forem apenados com detenção, independentemente do tamanho da pena, ou com prisão simples, admitem fiança. Também, admitem fiança todos os crimes cuja pena mínima cominada for de reclusão, desde que seja menor que 2 anos.

Postagens relacionadas: