Como a circulação atmosférica influi na formação dos climas da Terra?
Como a circulação atmosférica influi na formação dos climas da Terra?
As massas de ar oriundas das outras células, ao chegarem aos polos, ficam carregadas de umidade e sofrem uma brusca queda de temperatura, dispersando-se, assim, para as regiões tropicais, provocando a ocorrência de fenômenos climáticos associados ao frio e à elevada umidade.
Como funciona a circulação da atmosfera?
O padrão da circulação da atmosfera se dá através de três células de movimentação (ver esquema abaixo), que são consequências diretas dos movimentos de rotação e de translação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A primeira célula de movimentação é a célula tropical.
Qual a dinâmica da circulação atmosférica?
A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”.
Qual o fenômeno ligado à circulação atmosférica?
Esse fenômeno ligado às variações de latitude origina células de circulação atmosférica, que explicaremos mais adiante. Pela circulação influenciar na mudança de pressão atmosférica, circulação dos ventos, distribuição de calor, está diretamente relacionada à temperatura e clima do planeta.
Como funciona a circulação atmosférica global?
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar.