Como se dá a individualização da pena de multa?
Índice
- Como se dá a individualização da pena de multa?
- Quando ocorre a individualização da pena?
- O que é o princípio da individualização?
- Para que serve a individualização da pena?
- Como ocorre a prescrição da pena privativa de liberdade?
- Qual a pena de multa?
- Como a lei regulamenta a individualização da pena?
- Como se faz a individualização da pena?
Como se dá a individualização da pena de multa?
A Constituição Federal prevê no art. 5º, inciso XLVI, c, que a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: a) privação ou restrição da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestação social alternativa; e) suspensão ou interdição de direitos.
Quando ocorre a individualização da pena?
É o princípio que garante que as penas dos infratores não sejam igualadas, mesmo que tenham praticado crimes idênticos. Isto porque, independente da prática de mesma conduta, cada indivíduo possui um histórico pessoal, devendo cada qual receber apenas a punição que lhe é devida.
O que é o princípio da individualização?
Por esse princípio, a pena deve ser individualizada nos planos legislativo, judiciário e executório, evitando-se a padronização da sanção penal. Para cada crime tem-se uma pena que varia de acordo com a personalidade do agente, o meio de execução etc.
Para que serve a individualização da pena?
O princípio da individualização da pena garante que a penas aplicadas aos agentes não sejam igualadas mesmo que os crimes praticados sejam idênticos, vez que devem ser consideradas não só a conduta, mas também o seu histórico pessoal, devendo cada um receber a pena que lhe é cabível, sendo respeitadas as diferenças ...
Como ocorre a prescrição da pena privativa de liberdade?
Caso, porém, seja imposta conjuntamente com pena privativa de liberdade, a prescrição ocorrerá no mesmo prazo desta última, diante do que dispõe o art. 118 do Código Penal, segundo o qual as penas mais leves prescrevem com as mais graves.
Qual a pena de multa?
Art. 49 - A pena de multa consiste no pagamento ao fundo penitenciário da quantia fixada na sentença e calculada em dias-multa. Será, no mínimo, de 10 (dez) e, no máximo, de 360 (trezentos e sessenta) dias-multa. § 1º - O valor do dia-multa será fixado pelo juiz não podendo ser inferior a um trigésimo do maior salário mínimo mensal ...
Como a lei regulamenta a individualização da pena?
A lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: A lei penal, especificamente, o artigo 59 do Código Penal, fala em circunstâncias judiciais:
Como se faz a individualização da pena?
“Para a individualização da pena, não se faz mister uma prévia catalogação, mais ou menos teórica, de espécies de criminosos, desde que ao juiz se confira um amplo arbítrio na aplicação concreta das sanções legais. Neste particular, o projeto assume um sentido marcadamente individualizador.