Como funciona o mecanismo de contracorrente renal?

Índice

Como funciona o mecanismo de contracorrente renal?

Como funciona o mecanismo de contracorrente renal?

Mecanismo de contracorrente é o processo em que o líquido intersticial se torna hiperosmótico. Esse mecanismo depende da disposição anatômica peculiar das alças de Henle e da vasa recta, capilares peritubulares especializados da medula renal.

O que é hemodinâmica renal?

A pressão hidrostática do sangue no interior dos capilares glomerulares é a força responsável pela ultrafiltração glomerular. Portanto, o processo de filtração glomerular, do ponto de vista termodinâmico, é passivo, não necessitando de energia metabólica.

Como explicar o sistema Urinario?

O Sistema Urinário ou Aparelho Urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, possui a função de filtrar as "impurezas" do sangue que circula no organismo. O Sistema Urinário é composto por dois rins e pelas vias urinárias, formada por dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Quais são os componentes do mecanismo por contracorrente?

Mecanismo contracorrente de concentração da medula renal
SEGMENTO TUBULARFUNÇÕES
TÚBULO DISTAL E DUCTO COLETOR CORTICALAJUSTE PRECISO NA REABSORÇÃO DE ÍONS E SECREÇÃO DE POTÁSSIO
DUCTO COLETOR CORTICAL E MEDULARREABSORÇÃO DE URÉIA REABSORÇÃO DE ÁGUA INDUZIDA POR VP SECREÇÃO DE AMÔNIO

Como funciona o mecanismo de contracorrente pela alça de Henle?

A alça de Henle tem um papel fundamental para o mecanismo de contracorrente, porque boa parte da sua porção ascendente é muito permeável aos solutos, permitindo assim uma intensa reabsorção de solutos para o interstício medular.

Qual a função do sistema renal?

SISTEMA RENAL A principal função do sistema renal é auxiliar na homeostase controlando a composição e o volume do sangue. Este controle é realizado removendo ou restaurando quantidades selecionadas de água e solutos.

Quais são os principais problemas do sistema renal humano?

Confira abaixo os principais problemas causados no sistema renal humano. Trata-se de uma inflamação ocorrida no tecido dos rins, sendo geralmente causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias. A principal causa dessa doença é a predisposição natural do organismo que ocorre devido à baixa na imunidade.

Qual a origem da artéria renal?

A artéria renal distribui- se pela estrutura renal e de suas ramificações são originadas arteríolas aferentes (onde o sangue entra), que formam os minúsculos novelos capilares, denominados glomérulos ou cápsulas de Malpighi.

Qual é a deterioração da função renal?

A deterioração da função renal é um desequilíbrio do metabolismo que pode não ser normal. O acúmulo de resíduos nitrogenados é uma das marcas da IRA que se determina laboratorialmente entre outras anormalidades metabólicas. Acompanham a perda de função renal.

Postagens relacionadas: