Como é feita a nomenclatura de um alcano de cadeia não ramificada?

Índice

Como é feita a nomenclatura de um alcano de cadeia não ramificada?

Como é feita a nomenclatura de um alcano de cadeia não ramificada?

A nomenclatura dos alcanos não ramificados é dado pelo prefixo + ano. O prefixo indica o número de carbonos. A terminação ANO deriva das ligações simples e do sufixo dos hidrocarbonetos.

Como é dado o nome de um alcano de cadeia ramificada?

Para identificar um alcano ramificado, a cadeia de carbonos deve ter apenas ligações simples. Primeiro você dá a ramificação, depois adiciona o prefixo (met, et, prop, but...), depois o infixo (an, in, en, dien... ... Com isso temos um alcano ramificado.

Quais são os alcanos ramificados?

O foco deste texto são os alcanos ramificados. Um alcano é considerado como ramificado sempre que sua estrutura apresentar pelo menos três átomos de carbono primário (marcados por um círculo vermelho na imagem), como representado no exemplo abaixo: OBS.: Os átomos de carbono primário podem ser chamados ainda de extremidades livres.

Como realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado?

Para realizar a nomenclatura de um hidrocarboneto ramificado, é necessário identificar a cadeia principal, que, geralmente, apresenta o maior número de carbonos. Para isso, temos que levar em consideração a classe dos hidrocarbonetos com a qual estamos trabalhando, como relatado em cada caso:

Quais são os nomes da cadeia ramificada?

Portanto, seus nomes seriam, respectivamente, 1-etil-2-metil-ciclobutano e 2-etil-1,1dimetil-ciclobutano. Terceiro: Se a cadeia ramificada for fechada e insaturada, a numeração deve iniciar sempre a partir dos carbonos da insaturação. Dessa forma, eles receberão obrigatoriamente os números 1 e 2.

Quais são as ramificações da cadeia principal?

2. Quando as ramificações são diferentes elas são citadas em ordem alfabética. 3. No caso de alcenos e alcinos, a cadeia principal é aquela que apresenta a dupla ou tripla ligação. A numeração da cadeia deve se iniciar da extremidade mais próxima da ligação, independente das ramificações.

Postagens relacionadas: