Como funciona a figura do advogado associado?

Índice

Como funciona a figura do advogado associado?

Como funciona a figura do advogado associado?

Advogados associados são profissionais que atuam em escritórios de advocacia, mas não são nem empregados, nem sócios. O processo de contratação se assemelha ao de profissionais autônomos. A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório.

Quais são os critérios para o nome de uma sociedade de advogados e onde elas são registradas?

É uma sociedade contratual que deve ser inscrita no Conselho Seccional (Estado/Território) e não no Cartório. O registro deve ser feito perante o Conselho Seccional da OAB onde terá a sede. ... A sociedade de advogados não poderá ter nome fantasia ou características mercantis.

Posso associar-se a Sociedade de advogados?

A sociedade de advogados pode associar-se com advogados sem vínculo de emprego, para participação nos resultados. As sociedades de advogados podem adotar qualquer forma de administração social (exemplo: atribuição de poderes a um sócio-gerente).

Qual a finalidade da Sociedade de advogados?

Nas sociedades de advogados não poderá ser incluída nenhuma outra atividade. A sociedade de advogados não poderá ter nome fantasia ou características mercantis. Os advogados poderão colocar o nome de um sócio, podendo permanecer o de um sócio falecido, caso haja previsão nos atos constitutivos da sociedade.

Qual a diferença entre Advogados Associados e sócios?

A diferença é que advogados associados têm direito à participação nos resultados do escritório. Desde 1994, o Conselho Federal da OAB regulamentou a contratação de advogados associados. Nem sócio, nem empregado: esses advogados contam com um sistema de contratação mais flexível e podem ser os profissionais ideais para muitos escritórios.

Qual a regulamentação do advogado associado?

A figura do advogado associado está prevista no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB e foi regulada pelo Provimento nº 169/15 do Conselho Federal da OAB. Porém, mesmo existindo a regulamentação, há uma série de questões que envolvem a contratação desse tipo de profissional e que merecem atenção.

Postagens relacionadas: