Como ocorre a formação do cordão umbilical?
Índice
- Como ocorre a formação do cordão umbilical?
- Onde está ligado o cordão umbilical?
- Quais as estruturas que compõem o cordão umbilical e explique sua função?
- O que tem dentro do cordão umbilical?
- O que é que é feito o cordão umbilical?
- Como ocorre o desenvolvimento do cordão umbilical?
- Como cortar o cordão umbilical?
- Como funciona o sangue do cordão umbilical?
- Qual a função da camada endotelial do cordão umbilical?
Como ocorre a formação do cordão umbilical?
O cordão é formado a partir do saco amniótico (forma o epitélio do cordão), do alantoide (forma a veia e as artérias umbilicais) e da vesícula vitelínica. O feto fica dentro de uma bolsa cheia de líquido amniótico.
Onde está ligado o cordão umbilical?
O feto está ligado pelo cordão umbilical à placenta, o órgão que desenvolve e implanta no útero da mãe durante a gravidez. Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta.
Quais as estruturas que compõem o cordão umbilical e explique sua função?
Um cordão umbilical geralmente apresenta duas artérias e uma veia, sendo esses vasos circundados pela geleia de Wharton, que é formada por tecido mucoso rico em proteoglicanos. A função da geleia de Wharton é garantir proteção aos vasos umbilicais, evitando, por exemplo, uma compressão.
O que tem dentro do cordão umbilical?
Qual é a função do cordão umbilical? Ele normalmente possui 3 vasos sanguíneos (duas artérias e uma veia). É responsável por fazer com que o sangue do bebê passe pela placenta, aonde é oxigenado e recebe nutrientes, retornando em seguida para o bebê.
O que é que é feito o cordão umbilical?
O cordão umbilical conecta o bebê a placenta. Ele sai do abdômen (do nosso umbigo) e se conecta no meio da placenta, tendo aproximadamente 50 a 70 cm de comprimento.
Como ocorre o desenvolvimento do cordão umbilical?
O desenvolvimento do cordão umbilical ocorre a partir do saco amniótico, vesícula vitelínica e alantoide, sendo formado ao redor da quinta semana de desenvolvimento fetal, substituindo o saco vitelínico como fonte de nutrientes para o feto.
Como cortar o cordão umbilical?
Como cortar o cordão umbilical. Antes do corte ser feito são colocados dois clampes no cordão umbilical, que são pequenas estruturas fixadoras. Eles são posicionados com uma distância de dez centímetros e, em seguida, o médico realiza o corte entre eles.
Como funciona o sangue do cordão umbilical?
As células-tronco presentes no sangue do cordão umbilical são hematopoéticas, isto é, capazes de diferenciar-se em células sanguíneas. Assim sendo, o sangue do cordão é utilizado para o transplante de medula óssea, sendo indicado no tratamento de leucemia, por exemplo.
Qual a função da camada endotelial do cordão umbilical?
Há pouco tempo foi descoberto que na camada endotelial do cordão umbilical são encontradas células-tronco mesenquimais. Estas, por sua vez, não apresentam função definida, podendo, portanto, transformar-se em qualquer célula do organismo após um processo de diferenciação.