Qual gameta está presente no grão do pólen?
Qual gameta está presente no grão do pólen?
O grão de pólen, estrutura surgida nas gimnospermas, está presente nesse grupo e nas angiospermas. Ela não é o gameta masculino, e sua denominação correta é micrósporo, um elemento que contém o gametófito masculino, ou seja, a estrutura capaz de produzir gametas.
Quais são as partes da flor e suas funções?
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Onde fica o pólen das flores?
A parte masculina das plantas, chamada estame, produz grãos de pólen. Cada um desses grãos contém uma célula reprodutora. A parte feminina das plantas, chamada pistilo, contém óvulos. Na polinização, os grãos de pólen (localizados na antera, na ponta do estame) se deslocam da parte masculina para a feminina.
Como é produzido o grão de pólen?
O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos , também conhecidos como cones.
Por que o grão de pólen é resistente?
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução ...
Como ocorre a germinação do pólen?
A germinação do pólen começa por um processo de hidratação do pólen pela umidade do estigma, e sendo assim, com uma flor exposta a um sol forte direto, poderá ressecar o pólen e o estigma, dificultando ou impedindo a germinação do pólen.
Como ocorre a polinização do pólen?
Quando o grão de pólen chega até a parte feminina de uma planta, dizemos que houve a polinização, a qual pode ser feita por diferentes agentes. A partir disso, uma série de processos acontece, como a formação do tubo polínico, o transporte dos gametas masculinos (núcleos espermáticos) e a consequente fecundação da oosfera (gameta feminino).