Como ocorre a propagação de ondas sonoras?

Índice

Como ocorre a propagação de ondas sonoras?

Como ocorre a propagação de ondas sonoras?

Propagação de Ondas As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.

O que é uma onda sonora como ela se forma?

Elas podem ser caracterizadas de acordo com sua altura, intensidade e timbre. As ondas sonoras são ondas mecânicas que possuem frequência de vibração entre 20 e 20.000 Hertz. Elas originam-se a partir de vibrações do ar que são detectadas pelo tímpano com frequência e amplitude definidas.

Quais os tipos de propagação quanto à natureza da vibração?

- propagação transversal: quando a direção da vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. - propagação longitudinal: é aquela em que a direção da vibração é a mesma em que se efetua a propagação da onda.

Qual a velocidade de propagação da onda sonora?

Como as ondas sonoras devem ser periódicas, é válida a relação da velocidade de propagação: A audição humana considerada normal consegue captar frequências de onda sonoras que variam entre aproximadamente 20Hz e 20000Hz.

Como são produzidas as ondas sonoras?

As ondas sonoras nos permitem experimentar a sensação auditiva, produzida pela vibração suficientemente rápida dos corpos elásticos. Como sabemos, os corpos são formados de matéria, isto é, de moléculas. Como são produzidas as ondas sonoras? O que produz o som é o movimento vibratório das moléculas.

Qual a frequência das ondas sonoras?

Somos capazes de perceber sons com frequência entre 20 Hz até 20000 Hz. Sons com frequência abaixo de 20 Hz são chamados de infrassom e acima de 20000 Hz chamados de ultrassom. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem.

Como são percebidas as ondas sonoras?

As ondas sonoras assim produzidas são percebidas facilmente, por intermédio da madeira. Os nossos matutos, como antigamente os selvagens, descobrem a aproximação de viandantes ou veículos colando o ouvido ao chão das estradas.

Postagens relacionadas: