Onde começa o processo de filtração renal?
Índice
- Onde começa o processo de filtração renal?
- Que mecanismos são necessários para ocorrer a filtração glomerular?
- Qual a função da cápsula glomerular no processo de filtração?
- Como as proteínas não passam pela membrana glomerular?
- Qual o tamanho dos poros na membrana glomerular?
- Qual a concentração sanguínea do filtrado?
- Qual o fluxo sanguíneo renal?
Onde começa o processo de filtração renal?
Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal.
Que mecanismos são necessários para ocorrer a filtração glomerular?
O primeiro passo no processo de filtração ocorre no glomérulo renal. ... A rede de capilares glomerulares são envolvidas por uma estrutura chamada cápsula de Bowman, local onde se acumula o filtrado e é conduzido para o túbulo proximal passando para a alça de Henle, para o túbulo distal e para o canal (ducto) coletor.
Qual a função da cápsula glomerular no processo de filtração?
Essa estrutura, juntamente com o Glomérulo, é responsável pela primeira fase na filtração do sangue dentro do rim. Os capilares enovelados do Glomérulo, por onde o sangue circula em alta pressão, deixam parte deste extravasar para a cápsula renal.
Como as proteínas não passam pela membrana glomerular?
Como as proteínas são substâncias presentes em alta concentração no sangue (principalmente a albumina) e, além disso, possui alto peso molecular (com exceção da albumina), a maioria não passa facilmente pela membrana glomerular.
Qual o tamanho dos poros na membrana glomerular?
O tamanho dos poros na membrana glomerular é de aproximadamente 8 mm, permitindo a passagem de todos os eletrólitos e substâncias que possuam peso molecular acima de 10 mil.
Qual a concentração sanguínea do filtrado?
De fato, o filtrado possui as mesmas concentrações sanguíneas para as seguintes substâncias: sódio, potássio, cálcio (ionizado), magnésio, cloro, bicarbonato, íons fósforo, sulfato, glicose, ureia, ácida úrica e creatina. A concentração da maioria das proteínas (globulinas e albumina) é detectável, porém negligenciada.
Qual o fluxo sanguíneo renal?
2.1. Fluxo sanguíneo renal: A intensidade de filtração é diretamente proporcional ao fluxo sanguíneo renal. Assim, se este aumentar, o fluxo do plasma para o glomérulo aumenta, o que leva a um aumento da pressão intraglomerular e consequentemente ao aumento da filtração. 2.2.