Como as planárias conseguem se regenerar?
Índice
- Como as planárias conseguem se regenerar?
- Como as planárias se reproduzem explique com suas palavras?
- Como se dá a reprodução sexuada na planaria?
- Qual é o tipo de reprodução dos Nematelmintos?
- Por que as pesquisas passaram a se concentrar nas planárias se tantos outros animais também conseguem regenerar partes do corpo?
- Como as planárias se reproduzem de forma assexuada?
- Como se reproduzem as esponjas do mar?
- Qual a diferença entre uma planária e outra?
- Por que as planárias produzem óvulos?
- Quais são os tipos de reprodução?
- Como ocorre a copulação dos órgãos reprodutores?
Como as planárias conseguem se regenerar?
Se partirmos/fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um desses bocados é capaz de regenerar o animal inteiro, independentemente do tamanho ou forma desse mesmo fragmento. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente.
Como as planárias se reproduzem explique com suas palavras?
As planárias quando em adultas, são hermafroditas, sendo que têm tanto órgão reprodutivo masculino, como feminino, e podendo-se reproduzir tanto de forma sexuada(copulação), como assexuada(bipartição). Na reprodução assexuada apenas intervêm 1 indivíduo, não existindo união de células reprodutoras.
Como se dá a reprodução sexuada na planaria?
A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente. ... A reprodução sexuada se dá de maneira cruzada entre dois indivíduos.
Qual é o tipo de reprodução dos Nematelmintos?
Os seres dióicos apresentam reprodução sexuada, com o macho introduzindo sua estrutura reprodutiva, chamada de espícula peniana, no poro genital da fêmea (às vezes chamado de vagina por alguns estudiosos) e lançando o espermatozóide (gameta masculino) no interior do organismo feminino para encontrar o óvulo (gameta ...
Por que as pesquisas passaram a se concentrar nas planárias se tantos outros animais também conseguem regenerar partes do corpo?
As planárias possuem uma capacidade incrível de regeneração, pois suas células mesenquimatosas são totipotentes, ou seja, capazes de multiplicarem-se e diferenciarem-se nos vários tipos de células corporais.
Como as planárias se reproduzem de forma assexuada?
A reprodução das planárias pode se dar de maneira assexuada através de fissão transversal ou sexuadamente pela reprodução cruzada. A reprodução assexuada por fissão transversal ocorre de maneira simples e frequente.
Como se reproduzem as esponjas do mar?
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
Qual a diferença entre uma planária e outra?
Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente. Este tipo de divisão ocorre devido á reprodução assexuada que se traduz numa regeneração de pequenos fragmentos do animal, que é designada por fragmentação.
Por que as planárias produzem óvulos?
No caso das planárias, na reprodução sexuada, como são hermafroditas insuficientes, um único indivíduo produz os dois tipos de gâmetas, os dois animais produzem óvulos, que são fecundados pelos espermatozóides recebidos do parceiro.
Quais são os tipos de reprodução?
Na reprodução destacam-se dois tipos: reprodução sexuada e reprodução assexuada. Na reprodução sexuada é necessária a intervenção de dois indivíduos (ou apenas dois organismos) de sexos diferentes onde ocorra a união dos seus gâmetas. Neste processo origina-se um ser com variabilidade genética.
Como ocorre a copulação dos órgãos reprodutores?
Por possuírem os dois órgãos reprodutores a sua proliferação se dá de forma sexuada, ou assexuada. Na primeira a copulação acontece com a introdução peniana e na troca genética entre os dois reprodutores. Os espermas atingem, por fim, os órgãos femininos e os dois vermes adultos devem permanecer intactos durante cerca de 50 minutos.