Em quais aspectos o biofilme se diferencia daquilo que se chamava placa bacteriana?

Índice

Em quais aspectos o biofilme se diferencia daquilo que se chamava placa bacteriana?

Em quais aspectos o biofilme se diferencia daquilo que se chamava placa bacteriana?

Em odontologia, a placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora / microbiota bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal.

Qual estrutura bacteriana está envolvida na formação de biofilmes?

Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas. Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio.

Qual a diferença entre o biofilme e o cálculo dental?

O biofilme bacteriano é uma camada que se forma sobre os dentes ou qualquer superfície rígida dentro da boca. ... O cálculo dentário, mais conhecido como tártaro surge quando o biofilme bacteriano se mineraliza tornando ainda mais difícil sua remoção.

Como ocorre a formação do biofilme?

O primeiro passo na formação do biofilme é a adesão das bactérias planctônicas, ou seja, de vida livre à uma superfície e ocorre de forma aleatória, (Etapa 1 da Figura).

Como o biofilme pode se aderir?

O biofilme pode se aderir a superfícies abióticas (a= negação, Bio= vida; abiótico = “superfície sem vida”), como cateteres utilizados em tratamentos médicos ou bióticas (“bio = vida) como em dentes ou ainda tecidos e células. São estruturas dinâmicas que apresentam etapas de formação, como pode ser observado na figura abaixo.

Qual a função do biofilme dental?

Arquitetura do biofilme dental Sistema de canais - favorece o fluxo de nutrientes, produtos de excreção, enzimas, metabólitos e oxigênio 4 Jakubovics e Kolenbrander, 2010 Matriz funcional formada por polímeros extracelulares (bacterianos e do hospedeiro)

Quais são as substâncias responsáveis pela formação do biofilme maduro?

As bactérias passam a secretar substâncias que serão responsáveis pela manutenção da adesão e da camada que envolve o biofilme. Nesta fase há o início da formação de microcolônias e do desenvolvimento da arquitetura do biofilme maduro (Etapas 3 e 4 da Figura).

Postagens relacionadas: