Como ocorre a regulação da glicemia no organismo?

Índice

Como ocorre a regulação da glicemia no organismo?

Como ocorre a regulação da glicemia no organismo?

A glicemia é regulada por dois hormônios: a insulina e o glucagon, que agem contrariamente. A insulina é responsável pela entrada da glicose nas células, retirando-a da circulação sanguínea, sendo responsável, portanto, pela diminuição desse açúcar no sangue.

Qual a importância do controle glicêmico?

Glicemia: a importância do controle glicêmico. A glicemia alta é responsável pelo diabetes mellitus. Tempo estimado: 6 min. Falar de glicemia é impossível sem falar de açúcar. E não é só o açúcar que utilizamos para adoçar aquele suco ou cafezinho, hein! O aumento da glicemia está diretamente ligado ao consumo de alimentos.

Quais são os mecanismos envolvidos na glicemia?

Segue-se, por ordem de importância, a utilização da glicose pelos tecidos, que é mediada pela insulina pancreática, mas afetada por numerosos outros fatores. Os verdadeiros mecanismos envolvidos na regulação dos níveis de glicemia são complexos e, em muitos casos, apenas parcialmente esclarecidos.

Como manter os níveis de glicemia sob controle?

Toda essa energia chega ao nosso organismo graças ao sistema vascular, que transporta o sangue através das artérias, veias e capilares. Por isso, é tão importante manter os níveis de glicemia sob controle, pois qualquer alteração, para mais ou para menos, tem consequências no nosso dia a dia.

Quais são os valores da glicemia?

Na maioria das pessoas, os valores variam de 70 mg/dL a talvez 110 mg/dL (3,9-6,1 mmol/L), exceto bem logo após de se alimentar, quando ocorre um aumento temporário da glicemia.

Postagens relacionadas: