O que se formou inicialmente a partir do esporo de briófitas?

Índice

O que se formou inicialmente a partir do esporo de briófitas?

O que se formou inicialmente a partir do esporo de briófitas?

Caindo em locais úmidos, cada esporo germina e origina um filamento semelhante a uma alga, o protonema. Do protonema, brotam alguns musgos, todos idênticos geneticamente e do mesmo sexo. Outro protonema, formado a partir de outro esporo, originará gametófitos do outro sexo e, assim, completa-se o ciclo.

Quais são as estruturas das briófitas?

Denominamos as estruturas semelhantes à folhas de filídios e a estrutura semelhante ao caule de caulídios. Observe atentamente a estrutura do gametófito e do esporófito de um musgo. Os gametófitos das briófitas apresentam estruturas semelhantes a raízes chamadas de rizoides, que atuam ajudando a planta a se fixar no solo.

Qual o ciclo de vida das briófitas?

As briófitas, assim como todas as outras plantas, apresentam um ciclo de vida com alternância de gerações. Entretanto, nessas plantas observa-se que a fase dominante do ciclo diferencia-se da dos outros grupos. Qual a fase dominante do ciclo de vida das briófitas?

Quais são os exemplos de plantas briófitas?

Os musgos são exemplo de plantas briófitas (Foto: depositphotos) Geralmente são encontradas em locais úmidos e sombreados, mas podem ser encontradas também em água doce e em locais muito secos. As briófitas dividem-se em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta.

Qual a importância das Briófitas para o ambiente?

Ecologia e Importância. As briófitas formam geralmente a base dos ecossistemas vegetais. São muito encontradas em biomas como tundra e florestas tropicais e são responsáveis por reduzir os riscos de erosão no solo, além de servirem como reservatórios de água e nutrientes. As briófitas também servem de abrigo para microfauna do ambiente.

Postagens relacionadas: