Como ocorre a reprodução sexuada das esponja?
Índice
- Como ocorre a reprodução sexuada das esponja?
- Como são classificados os poríferos qual o critério utilizado nessa classificação?
- Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
- Por que podemos classificar as esponjas como Metazoários?
- Como ocorre a reprodução das esponjas?
- Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?
- Quais são as estruturas de uma esponja?
- Qual o tipo mais simples de esponjas?
Como ocorre a reprodução sexuada das esponja?
Reprodução Sexuada Os gametas masculinos (espermatozóides) saem da esponja através do ósculo (abertura principal do espongiocele), para em seguida, penetrar em outra esponja através dos poros, carregada pela corrente de água.
Como são classificados os poríferos qual o critério utilizado nessa classificação?
Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular. Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon; Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas.
Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
Por que podemos classificar as esponjas como Metazoários?
O primeiro estágio na evolução dos metazoários é observado nos Porifera, grupo que, embora possua vários tipos de células especializadas para diferentes funções, não apresenta tecidos Os Porifera são assimétricos ou possuem simetria radial. ... Nestes, os tecidos são agrupados em órgãos que freqüentemente formam sistemas.
Como ocorre a reprodução das esponjas?
Provavelmente, o organismo das esponjas constitui um meio rico para o crescimento das bactérias e, ao mesmo tempo, se beneficia de um estoque de bactérias usadas na sua nutrição. A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento.
Quais são as relações entre esponjas e outras espécies?
Muitas esponjas apresentam relações de comensalismo com outras espécies. É comum que pequenos peixes, moluscos e crustáceos, utilizem o interior da esponja como abrigo de predadores. Outras espécies desovam no interior das esponjas para que suas larvas e jovens se desenvolvam num refúgio seguro.
Quais são as estruturas de uma esponja?
Observe acima as principais estruturas do corpo de uma esponja. As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito.
Qual o tipo mais simples de esponjas?
Asconoide ou tipo Áscon: é o tipo mais simples, sendo observada uma parede fina, perfurada por poros, os quais se abrem na espongiocele. Esta se abre no ósculo. Normalmente, esponjas com essa estrutura tendem a ser pequenas. Siconoide ou tipo Sícon: possuem corpo mais complexo, havendo dobras nas paredes.