O que é psicose de transferência?

Índice

O que é psicose de transferência?

O que é psicose de transferência?

Bion: ocupa-se com a linguagem e o pensamento esquizofrênico, caracterizando a transferência como prematura e de intensa dependência, o que o leva a postular duas partes da personalidade: a psicótica e a não-psicótica, além de uma teoria do pensamento esquizofrênico.

Qual é a posição que o psicanalista deve ocupar na transferência com o psicótico?

O psicótico pode ocupar duas posições: na posição de objeto de gozo do Outro, pode tomar o analista como Outro gozador, lugar que o analista deve-se recusar a ocupar; na posição de saber delirante, tende a essa produção, o deslizar do elo I, e o analista deve intervir apelando ao mecanismo imaginário que impede esse ...

Como a psicose se divide?

A psicose se divide em Paranoia, Autismo e Esquizofrenia. A perversão não possui subdivisões. Ela, no entanto, possui várias formas de manifestação.

Que inovações Lacan apresenta sobre a transferência?

Uma importante contribuição lacaniana ao conceito de transferência é a noção de sujeito suposto saber. Segundo Lacan: “A transferência é impensável, a não ser tomando-se partida do sujeito suposto saber” (LACAN, 1964/1998, p. 239).

Qual é o significado de psicose?

Conceito médico A psicose, para a medicina, se traduz como uma síndrome neurológica, em que algumas partes do cérebro não estão funcionando normalmente, geralmente associada à ação de um neurotransmissor nessas áreas, chamado dopamina.

Quais traços e sintomas estão em torno da estrutura psicótica?

Os sintomas da psicose incluem delírios (falsas crenças) e alucinações (ver ou ouvir coisas que os outros não vêem ou ouvem). Outros sintomas incluem discurso incoerente ou sem sentido e comportamento impróprio para a situação.

O que é a psicose alcoólica?

A Psicose Alcoólica (PA) é uma psicose secundária com predomínio de alucinações relacionadas ao consumo agudo de álcool ou abstinência. O álcool é uma neurotoxina que afeta o cérebro de modo complexo, resultando em morbidade e mortalidade significativas.. .

O que vem a significar o sujeito suposto saber Lacan?

Porge (1996) nos esclarece que: “o sujeito suposto saber” é interpretado por Lacan em vários sentidos, desde seu estabelecimento em 1964. ... O sujeito suposto saber se refere ao conceito de inconsciente, relido a partir da submissão do sujeito à linguagem e tomado como fundamento da relação transferencial.

O que é transferência amorosa?

A transferência amorosa faz parte do processo analítico e é a partir dela que as questões amorosas aparecem, e principalmente a lembrança de suas primeiras relações de amor (pais), refazer dentro do consultório esse tipo de relação o prepara para suas relações fora do consultório.

Postagens relacionadas: